Conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica em um município da região amazônica

Autores

  • Cristina Espirito Santo Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
  • Elen Caroline Franco Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
  • Aline Megumi Arakawa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Angela Xavier
  • José Roberto Magalhães Bastos Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
  • Magali de Lourdes Caldana Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Audiologia, Conhecimento, Saúde Pública, Área de Atuação Profissional.

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento de uma população quanto à atuação fonoaudiológica. Métodos: Participaram 81 sujeitos residentes no município de Monte Negro, Estado de Rondônia, que foram divididos em três grupos, sendo o G1 composto por sujeitos que buscaram por atendimento fonoaudiológico, o G2 por sujeitos que buscaram por atendimento odontológico e o G3 pela população que não procurou nenhum tipo de atendimento. Para a quantificação do conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica, os pesquisadores desenvolveram um questionário composto por 10 perguntas. Resultados: A média etária dos sujeitos do G1 foi de 47,88 anos, para o G2 foi 37,44 anos e para o G3 37,27 anos. No G1 houve prevalência do sexo masculino, o que não foi observado nos G2 e G3. Quanto à escolaridade, nos três grupos houve prevalência dos sujeitos analfabetos ou com ensino fundamental incompleto. Quando questionados sobre o conhecimento da atuação fonoaudiológica, não foi observada diferença entre os grupos, no entanto houve diferença ao associar o conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica e a escolaridade dos indivíduos. Em relação à faixa etária que o fonoaudiólogo atua, grande parte da amostra respondeu que este profissional pode atuar com qualquer faixa etária. Quando questionados sobre a área de atuação fonoaudiológica, a maior parte dos sujeitos referiu a audiologia. Ao realizar as comparações entre a necessidade de atendimento fonoaudiológico, a escolaridade e idade não foram encontradas diferenças significativas. Conclusão: Observou-se o desconhecimento ou conhecimento parcial sobre a atuação fonoaudiológica, mesmo entre os sujeitos que aguardavam pelo atendimento fonoaudiológico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Espirito Santo, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Doutoranda no Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo.

Elen Caroline Franco, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Doutoranda no Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo.

Aline Megumi Arakawa, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga. Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Catarina

Angela Xavier

Dentista. Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas.

José Roberto Magalhães Bastos, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Dentista. Professor titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo.

Magali de Lourdes Caldana, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo.

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Santo, C. E., Franco, E. C., Arakawa, A. M., Xavier, A., Bastos, J. R. M., & Caldana, M. de L. (2016). Conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica em um município da região amazônica. Distúrbios Da Comunicação, 28(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/23300

Edição

Seção

Artigos