Efeitos deletérios do tabagismo e da maconha na voz de estudantes universitários

Léslie Piccolotto Ferreira, Mônica Rodrigues Coelho Heringer, Ana Terra Santos Pompeu, Ariane Moulin Pedra, Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre

Resumo


Objetivo: Analisar os efeitos deletérios do tabagismo e da maconha na voz de estudantes universitários. Método: Estudo transversal realizado com 571 alunos, que responderam a questionário (dados sociodemográficos, consumo de fumo e sintomas vocais). Rouquidão e voz grossa foram consideradas variáveis dependentes, e tabagismo e uso de maconha, independentes.  Resultados: Dos entrevistados, 18,4% fumavam cigarro; 15,2%, outro tipo de tabaco; e 30,1%, maconha. Sintomas vocais mais referidos foram: rouquidão (28%), voz grossa (17,2%) e falhas na voz (15,5%). Na análise múltipla, fatores associados à presença de rouquidão foram: ser do sexo feminino, fumar cigarro e maconha e fumar maconha e tabaco sem filtro; e para a presença de voz grossa: o uso concomitante de tabaco e maconha, de maconha, cigarro e tabaco sem filtro e de maconha e tabaco sem filtro. Conclusão: Houve relação entre tabagismo e sintomas de rouquidão e voz grossa, principalmente quando associado à maconha.

 


Palavras-chave


Voz; Fatores de risco; Tabagismo; Maconha.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.