A perspectiva enunciativa na análise da aquisição tardia de segunda língua: contribuições para pensar a clínica fonoaudiológica

Beatriz dos Santos Carvalho, Ana Paula Ramos de Souza

Resumo


Esta comunicação buscou analisar as reflexões que um sujeito adulto em intervenção fonoaudiológica faz acerca da sua apropriação linguista em aquisição tardia do português brasileiro como L2 e a contribuição da perspectiva Enunciativa para a compreensão desse processo, deslocando para a análise os princípios da intersubjetividade, forma-sentido e transversalidade de níveis linguísticos presentes nesta teoria. O sujeito da pesquisa era um falante de espanhol como L1, adulto, psicólogo e professor universitário, que encontrava-se em atendimento fonoaudiológico com a intenção de melhorar o seu português falado, e consentiu em participar da pesquisa. Os dados analisados referem-se a uma entrevista, elaborada e filmada pela fonoaudióloga e posteriormente transcrita ortograficamente. Estes dados foram analisados à luz da Teoria da Enunciação. Buscou-se demonstrar a partir das cenas da entrevista o sofrimento de um sujeito em aquisição de L2, por não compreender e não ser compreendido totalmente, pela dificuldade de inserção e interação social, pelo esforço depreendido na comunicação, percebido a partir da análise enunciativa. Evidenciou-se que pouca atenção se tem dado ao sofrimento do aprendiz de segunda língua, e ressaltou-se a posição terapêutica do fonoaudiólogo enquanto profissional que lida com o sintoma de linguagem.


Palavras-chave


Multilinguismo; Linguagem; Fonoaudiologia.

Texto completo:

PDF PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.