Bem-estar vocal de professores: uma proposta de intervenção realizada a distancia

Autores

  • Ana Terra Santos Pompeu Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Léslie Piccolotto Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cecília Bonini Trenche Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Thelma Thomé Souza Prefeitura do Município de São Paulo
  • Adriana Oliveira Esteves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Susana Pimentel Giannini Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo

Palavras-chave:

docentes, voz, educação a distância, promoção da saúde, intersetorialidade.

Resumo

Introdução: Esta comunicação compartilha a experiência de um trabalho interinstitucional, envolvendo atividades de promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde vocal de professores da rede municipal de São Paulo, por meio de educação em saúde na modalidade de Ensino a Distância. Descrição: Participaram do processo estudantes, docentes da PUC-SP e coordenadora do Programa Municipal de Saúde Vocal. A oficina continha 40 horas, com dois encontros presenciais e os demais on-line: 8 módulos, 8 Fóruns, 8 avaliações e 16 chats. 75 professores participaram da proposta e responderam um questionário aplicado ao final para avaliar forma e conteúdo da oficina. A experiência mostrou-se positiva tanto para o público-alvo (professores) como na formação dos profissionais (fonoaudiólogos) e gestores com responsabilidade de atender necessidades de saúde da população. A maioria dos professores informou que a oficina foi importante para o aprendizado profissional (94%); fez refletir sobre o conteúdo (94%); possibilitou expor ideias a outros participantes (68%); teve apoio de tutores (81%); sentiu-se encorajado a permanecer no curso (80%); e acredita que o curso teve tempo de duração ideal (77%). Considerações finais: A integração entre universidade e serviços possibilita o desenvolvimento de experiências que vão ao encontro das necessidades de saúde da população.  Ações de educação em saúde na  modalidade a distância podem  ser uma opção importante para o trabalho com maior número de pessoas, visando à promoção de saúde e prevenção de agravos e o autocuidado de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Terra Santos Pompeu, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Léslie Piccolotto Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (UNIFESP-EPM); Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da PUC-SP; Coordenadora do Laboratório de Voz (LaborVox) da  PUC-SP.

Cecília Bonini Trenche, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora titular da PUC-SP Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica.

Thelma Thomé Souza, Prefeitura do Município de São Paulo

Mestre em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP). Fonoaudióloga do Departamento de Saúde do Servidor (DESS) e Coordenadora do Programa Municipal de Saúde Vocal da Prefeitura do Município de São Paulo.

Adriana Oliveira Esteves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga. Mestre em Disturbios da Comunicação pela PUC-SP. Doutoranda em Linguística pela PUC-SP. Atua Profissionalmente com Assessoria em Comunicação e Expressão Verbal com profissionais da Voz.

Susana Pimentel Giannini, Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo

Doutora em Ciências (Faculdade de Saúde Pública – USP), Pós-doutorado em Fonoaudiologia (PUC-SP). Fonoaudióloga do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e da Clínica de Audição, Voz e Linguagem - Prof. Dr. Mauro Spinelli (Derdic-PUC-SP).

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Pompeu, A. T. S., Ferreira, L. P., Trenche, C. B., Souza, T. T., Esteves, A. O., & Giannini, S. P. (2016). Bem-estar vocal de professores: uma proposta de intervenção realizada a distancia. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/24771

Edição

Seção

Comunicações