Alimentação de idosos institucionalizados: correlação entre queixas e características sociodemográficas

Autores

  • Sabrina Vilanova Cardoso UFRGS
  • Maira Rozenfeld Olchik UFRGS
  • Adriane Ribeiro Teixeira UFRGS

Palavras-chave:

envelhecimento, institucionalização, fonoaudiologia, mastigação, deglutição.

Resumo

Introdução: Dentre as implicações do envelhecimento populacional está o aumento da procura por instituições de longa permanência. Em alguns casos a institucionalização pode causar grande estresse para o idoso tornando-o mais fragilizado. Por isso, muitas vezes esses idosos não conseguem compensar as alterações inerentes ao envelhecimento e dentre essas alterações encontram-se as dificuldades no processo de alimentação. Objetivo: verificar a relação entre queixas na alimentação e características sociodemográficas em idosos institucionalizados. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado em uma instituição de longa permanência para idosos. A coleta de dados foi feita por meio de uma triagem autorreferida. Participaram do estudo todos os idosos residentes da instituição, com exceção dos idosos com demência grave e com impossibilidade de autorreferência. Resultados: 58,1% dos idosos relataram ter alterações de mastigação, enquanto 38,7% dos idosos relataram alterações na deglutição. Houve relação significativa das alterações de mastigação com as variáveis: sexo, idade e escolaridade e das alterações de deglutição com a variável idade. Conclusão: Foi verificada uma relação significativa entre queixa e as variáveis: sexo, idade, escolaridade e nível de dependência em idosos institucionalizados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sabrina Vilanova Cardoso, UFRGS

Fonoaudióloga, Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestranda em Ciências Médicas, com Ênfase em Neurociência Clínica e Experimental pelo PPGCM-UFRGS/HCPA.

Maira Rozenfeld Olchik, UFRGS

Professora Adjunto do Curso de Fonoaudiologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Educação.

Adriane Ribeiro Teixeira, UFRGS

Professora Adjunto do Curso de Fonoaudiologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana e doutora em Gerontologia Biomédica.

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Cardoso, S. V., Olchik, M. R., & Teixeira, A. R. (2016). Alimentação de idosos institucionalizados: correlação entre queixas e características sociodemográficas. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/25632

Edição

Seção

Artigos