Efeitos da intubação orotraqueal na voz e deglutição de adultos e idosos

Autores

  • Nathalia Ferreira Campos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Graziela Chamarelli Bougo
  • Ana Cristina Cortes Gama Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laélia Cristina Caseiro Vicente Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Voz, Deglutição, Intubação, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: descrever as alterações vocais e de deglutição em pacientes submetidos à intubação orotraqueal e compará-las entre idosos e adultos. Métodos: estudo transversal observacional descritivo constituído por 30 pacientes internados no Centro de Terapia intensiva, que foram intubados por período de 24 horas a 14 dias. A amostra foi composta por 15 participantes adultos, de idades entre 18 e 59 anos, e 15 pacientes idosos com idades entre 60 e 79 anos. Todos foram submetidos à avaliação fonoaudiológica da deglutição e da voz, realizadas aproximadamente 24 horas após a extubação, e análise da auto-percepção das alterações vocais. Realizou-se análise descritiva por meio de porcentagem. Resultados: o período médio de intubação orotraqueal foi maior nos pacientes idosos. Na avaliação estrutural da deglutição os idosos apresentaram resultados piores se comparados aos adultos, assim como via oral mais restrita. A média do tempo máximo de fonação de ambos os grupos encontrou-se bastante reduzida, e a avaliação perceptivo-auditiva demonstrou maior impacto nos idosos. Na avaliação da auto-percepção vocal, em ambos os grupos, os sujeitos, classificaram sua disfonia como de grau superior ao atribuído pelos fonoaudiólogos. Conclusão: comprometimentos fonoaudiológicos após extubação foram mais frequentes nos idosos, caracterizados por alteração vocal e via de alimentação pior quando comparada aos adultos. O tempo máximo de fonação reduzido e a auto-percepção vocal negativa foram encontrados independentemente da faixa etária. A avaliação fonoaudiológica precoce deve ser rotina, pois, por meio dela, pode-se obter o diagnóstico precoce de alterações laríngeas, diminuindo a taxa de complicações sistêmicas advindas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nathalia Ferreira Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), atualmente é Residente Multiprofissional do Hospital das Clínicas (UFMG) em Saúde do Idoso. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em gerontologia, atuando principalmente com avaliação e tratamento dos distúrbios de linguagem, motricidade orofacial, deglutição, audição e equilíbrio nessa população.

Graziela Chamarelli Bougo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR. Aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP/SP). Residente em Fonoaudiologia na área de ênfase de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva do Hospital Municipal Odilon Behrens de Belo Horizonte (BH/MG). Experiência nas seguIntes áreas de atuação: hospitalar, saúde coletiva, linguagem, educacional, audiologia, voz e motricidade orofacial.

Ana Cristina Cortes Gama, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Goiás (1990), especialização (1994), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas (mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente (mestrado e doutorado). É revisora técnica de revistas nacionais e membro do Pan-American Vocology Association - PAVA. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em voz, atuando principalmente nos seguintes temas: disfonia e análise acústica da voz e da fala.

Laélia Cristina Caseiro Vicente, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal de Minas Gerais e tutora da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas/UFMG. Atua como fonoaudióloga nas áreas de fononcologia (câncer de cabeça e pescoço) e motricidade orofacial (disfagia orofaríngea, paralisia facial e fissura labiopalatina).

Publicado

2017-01-18

Como Citar

Campos, N. F., Bougo, G. C., Gama, A. C. C., & Vicente, L. C. C. (2017). Efeitos da intubação orotraqueal na voz e deglutição de adultos e idosos. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26257

Edição

Seção

Artigos