Monitoramento Audiológico em Bebês com Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva

Autores

  • Camila Soares Carneiro Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Cecília Castello Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia
  • Mara Renata Rissatto Lago Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Audição, Testes Auditivos, Indicador de risco, Lactente, Perda Auditiva

Resumo

Objetivo: Descrever os resultados de um programa de monitoramento audiológico em lactentes com indicadores de risco para deficiência auditiva e identificar o perfil das mães dos bebês que participaram do programa. Material e método: Estudo descritivo e transversal. Foram coletados 56 prontuários de lactentes entre 6 e 18 meses, resultado “passa” na Triagem Auditiva Neonatal e presença de indicadores de risco. Os pais/responsáveis responderam dois questionários sobre o perfil sociodemográfico materno e o desenvolvimento motor, auditivo e da linguagem do lactente, e foram realizados os procedimentos: Audiometria de Observação Comportamental, Audiometria com Reforço Visual e pesquisa do Reflexo Cócleo-palpebral. Resultados: Dos 56 lactentes selecionados, 22 (39,28%) compareceram ao monitoramento, com média de 11,6 meses, predominância do sexo masculino e etnia parda. Indicadores de risco mais frequentes: medicamento ototóxico, permanência em unidade de terapia intensiva maior que cinco dias, hiperbilirrubinemia e anóxia perinatal grave. Todos os bebês avaliados apresentaram respostas adequadas na Audiometria de Observação Comportamental e presença do Reflexo Cócleo-palpebral, e 19 (86,36%) resultados adequados na Audiometria com Reforço Visual. Das 22 mães, todas tiveram filhos em maternidade pública e 18 (81,8%) não foram orientadas sobre o monitoramento audiológico antes da participação neste estudo. Conclusão: Predomínio de normalidade no desenvolvimento auditivo dos lactentes avaliados, perfil de mães predominantemente jovens e donas do lar, e alta taxa de evasão, indicando a necessidade de ações que promovam informações sobre a importância do acompanhamento do desenvolvimento auditivo e estratégias que facilitem o acesso e a adesão ao monitoramento audiológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Soares Carneiro, Universidade do Estado da Bahia

Fonoaudióloga Graduada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Maria Cecília Castello Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Fonoaudióloga; Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mara Renata Rissatto Lago, Universidade do Estado da Bahia

Fonoaudióloga; Professora Assistente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado

2016-10-19

Como Citar

Carneiro, C. S., Pereira, M. C. C. S., & Lago, M. R. R. (2016). Monitoramento Audiológico em Bebês com Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva. Distúrbios Da Comunicação, 28(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26526

Edição

Seção

Artigos