Jogos teatrais para comunicação oral de pessoas com doença de parkinson: proposta de intervenção fonoaudiológica

Autores

  • Elthon Gomes Fernandes da Silva PUC-SP e UFPB
  • Maria Lúcia Gurgel da Costa UFPE
  • Léslie Piccolotto Ferreira PUC-SP

Palavras-chave:

Voz, Fala, Comunicação, Doença de Parkinson

Resumo

Para o tratamento de pessoas com Doença de Parkinson, a possibilidade do espaço terapêutico incorporar procedimentos de outras áreas tem sido evidenciada na literatura, inclusive, com uso de atividades teatrais. O presente trabalho tem por objetivo sugerir uma proposta de intervenção fonoaudiológica com utilização de Jogos Teatrais para o trabalho com voz, fala e expressividade de pessoas com Doença de Parkinson. O roteiro de atividades sugere realização de técnicas vocais e de jogos teatrais, que pretendem estimular a comunicação oral, as relações interpessoais entre os integrantes do grupo terapêutico e o uso da voz em seus ambientes familiar e social. Além de considerar a prática teatral como mobilizadora e de integração entre aptidões humanas, nas atividades de grupo a comunicação favorece a troca de informações, experiências e emoções que podem gerar motivação para cuidados com a saúde e descoberta de estratégias de enfrentamento para lidar com a doença neurológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elthon Gomes Fernandes da Silva, PUC-SP e UFPB

DOUTORANDO EM FONOAUDIOLOGIA PELA PUC-SP, PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), FONOAUDIÓLOGO CLÍNICO.

Maria Lúcia Gurgel da Costa, UFPE

Professora associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Mestrado e Doutorado de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE. Gerontóloga titulaada pela SBGG.

Léslie Piccolotto Ferreira, PUC-SP

Professora titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde; Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado

2016-10-19

Como Citar

Silva, E. G. F. da, da Costa, M. L. G., & Ferreira, L. P. (2016). Jogos teatrais para comunicação oral de pessoas com doença de parkinson: proposta de intervenção fonoaudiológica. Distúrbios Da Comunicação, 28(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26644

Edição

Seção

Comunicações