Alterações na comunicação em crianças vítimas de violência: reflexões para a fonoaudiologia

Autores

  • Bruna Campos De Cesaro Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul
  • Andrea Wander Bonamigo UFCSPA
  • Helena Terezinha Hubert Silva
  • Fabiana De Oliveira UFCPSA

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Transtornos da comunicação, Violência Doméstica, Violência Sexual, Maus-Tratos Infantis.

Resumo

Introdução: A violência é um indicador negativo para o desenvolvimento socioeconômico, físico e psicossocial, tornando-se um problema de saúde pública. Os fonoaudiólogos, deparam-se inúmeras vezes com crianças vítimas de violência. Embora isso ocorra, há uma escassez de pesquisas na área que relacionem a violência com os distúrbios de comunicação. Objetivo: investigar juntamente aos profissionais que atuam com crianças vítimas de violência (abuso sexual, violência física, violência intrafamiliar, violência psicológica), quais os sinais de alteração relativas a comunicação. Material e Método: Participaram 107 profissionais, alunos de um curso de capacitação para situações de violência. Eles responderam a um questionário semiestruturado, com variáveis sobre o tipo de violência a que a criança foi submetida, características da vítima, tipo de alteração de comunicação e comportamental. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: Pode-se observar nas análises que 92% dos profissionais observaram sinais de alterações de comunicação nas crianças violentadas, dentre eles: mutismo, gagueira, voz muito fraca, fala ininteligível e trocas na fala. Não foi encontrada associação entre a área de atuação do profissional e o encaminhamento para a fonoaudiologia. Quanto ao encaminhamento no caso de alguma alteração na comunicação e a existência do serviço no local de trabalho do profissional, ocorreu associação estatisticamente significativa. Conclusão: Ocorrem diferentes alterações nas questões comunicativas em crianças violentadas. Outros estudos relacionando a evolução do tratamento fonoaudiológico e a manutenção ou eliminação dos episódios de violência, e a investigação de outras alterações neuropsicológicas e comportamentais envolvidas são necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Campos De Cesaro, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Atualmente é mestranda no Programa de Saúde Coletiva da UFRGS, especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ e em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS. Fonoaudióloga na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Andrea Wander Bonamigo, UFCSPA

Fonoaudióloga, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada da Conceição (1985). Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001) e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saude de Porto Alegre (UFCSPA), área de atuação Fonoaudiologa, Saude Coletiva e Ensino na Saúde. Está vinculada ao Grupo nde Pesquisa CNPQ UFCSPA Estudos em Fonoaudiologia: avaliação, promoção e reabilitação da comunicação humana. Está coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da UFCSPA desde março de 2013. Desenvolveu atividades de Tutora do PET-Saúde no período de 2010 a 2012, e de 2013 a 2014 Tutora do PET-Saúde/Vigilância da Saúde. É docente do Programa de Mestrado Profissionalizante Ensino na Saúde da UFCSPA. Exerceu a atividade de Supervisora Técnica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Tem experiência em Gestão e Planejamento em Saúde Pública/Saude Coletiva, atuando nos temas: organização de serviços de saúde de atenção básica e ambulatorial, vigilância da saude, controle e monitoramento dos sistemas de informação da saude, construção e implantação de políticas públicas, construção de redes/linhas de cuidado, ações de educação em saúde e formação continuada de profissionais de saúde com ênfase na Estratégia Saúde da Família.

Helena Terezinha Hubert Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Patologia Geral e Experimental pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2010). Professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, das disciplinas de medicina legal e patologia geral. Docente do PPG Ensino na Saúde. Tem experiência em Medicina atuando nos seguintes temas: medicina legal, violência infanto-juvenil, violência intrafamiliar, patologia geral. Tem experiência em Educação a Distância com elaboração e execução de disciplinas e cursos na área da saúde e coordenação dos mesmos. Tem experiência e projetos e programas de extensão universitária.

Fabiana De Oliveira, UFCPSA

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (1995) é especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde pela FIOCRUZ (2006), mestre (2002) e doutora ( 2011) pelo Instituto de Letras na área de Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Fonoaudióloga concursada da Prefeitura Municipal de Triunfo-RS (de 1996 a junho de 2011). Foi professora do curso de fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista IPA ( 2003 - 2013) e no curso de especialização em Saúde coletiva da mesma instituição. Atualmente é professora adjunta III do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saude de Porto Alegre - UFCSPA. Atua na áreas de Saúde Coletiva, Fonoaudiologia Educacional, Distúrbios da Linguagem/Gagueira e Linguística da Enunciação.

Publicado

2016-10-19

Como Citar

De Cesaro, B. C., Bonamigo, A. W., Hubert Silva, H. T., & De Oliveira, F. (2016). Alterações na comunicação em crianças vítimas de violência: reflexões para a fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 28(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26908

Edição

Seção

Artigos