Análise vocal na infância: uma revisão integrativa

Autores

  • Lorena de Almeida Ramos Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Ciências Fonoaudiológicas do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina
  • Bárbara Oliveira Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Cristina Côrtes Gama Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p20-32

Palavras-chave:

Distúrbios da Voz, Disfonia, Qualidade da Voz, Voz, Criança

Resumo

Objetivo: realizar uma revisão integrativa de literatura sobre as características de vozes normais e disfônicas e a prevalência de lesões nas pregas vocais em crianças. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foi realizado o levantamento dos artigos científicos por meio das bases de dados Medline, LILACS, IBECS, PubMed e ISI Web of Science. Na busca dos artigos foram utilizados os descritores “Distúrbios da Voz", “Disfonia”, “Rouquidão”, "Qualidade da Voz", "Acústica da Fala", “Voz”, “Fonação”, "Pregas Vocais", “Pediatria”, “Criança”, "Pré-Escolar". Para a análise dos dados, as informações coletadas foram organizadas de maneira concisa em um banco de dados, realizado de forma descritiva, considerando as informações referentes à amostra, objetivos, metodologia e resultados principais, e organizadas por similaridade de conteúdo. Resultados: foram identificados 770 artigos, dos quais 36 estavam diretamente relacionados ao objetivo da revisão e foram analisados. Conclusões: a qualidade vocal das crianças sem alterações vocais é caracterizada por valores de frequência fundamental que decrescem com o aumento da idade e com diferenças em relação ao sexo. O tempo máximo de fonação aumenta com a idade. Em crianças disfônicas a qualidade vocal é soprosa e rugosa, com um grau de alteração de leve a moderado; as medidas acústicas da voz, os valores de tempo máximo de fonação estão alterados; a frequência fundamental é grave. A lesão de prega vocal mais prevalente até seis anos de idade é o cisto, e após esta idade é o nódulo vocal.

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Biografia do Autor

Lorena de Almeida Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Ciências Fonoaudiológicas do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina

Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Ciências Fonoaudiológicas do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil.

Bárbara Oliveira Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil.

Ana Cristina Côrtes Gama, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia

Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil.

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Ramos, L. de A., Souza, B. O., & Gama, A. C. C. (2017). Análise vocal na infância: uma revisão integrativa. Distúrbios Da Comunicação, 29(1), 20–32. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p20-32

Edição

Seção

Artigos