Interferência do tempo de experiência na concordância da análise perceptivo-auditiva de vozes neutras e disfônicas

Autores

  • Samira Byron de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Cristina Côrtes Gama Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristiane Ribeiro Chaves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Voz, Disfonia, Percepção Auditiva, Fonoaudiologia

Resumo

A voz tem uma avaliação multidimensional, e por isso deve ser analisada em suas diferentes perspectivas. Atualmente, na prática clínica, a mais utilizada é a análise perceptivo-auditiva, que é a avaliação ouro da qualidade vocal. É um teste subjetivo que se baseia especialmente na impressão do avaliador sobre a voz do paciente, sofrendo influência do tempo de experiência do mesmo neste tipo de avaliação. Objetivo: analisar a interferência do tempo de experiência do avaliador na concordância da análise perceptivo-auditiva da voz. Método: estudo observacional analítico transversal no qual seis fonoaudiólogos com diferentes anos de experiência avaliaram 55 emissões na fala encadeada e vogal sustentada, utilizando a escala GRBASI. Para análise da concordância intra-avaliador e interavaliador foi utilizado o cálculo estatístico AC1. Resultados: A experiência dos fonoaudiólogos não interfere na concordância da avaliação intra-avaliadores nas duas tarefas de fala. A concordância interavaliador é maior para o grupo mais experiente nas duas tarefas, entretanto, na fala encadeada verificou-se que os inexperientes apresentaram concordância maior nos parâmetros astenia e tensão em relação aos experientes. Conclusão: O tempo de experiência dos fonoaudiólogos não interfere na concordância intra-avaliador, mas impacta positivamente na concordância interavaliadores, sugerindo que a experiência nesta análise tende a uniformizar o processo de julgamento auditivo de vozes disfônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samira Byron de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte, MG.

Ana Cristina Côrtes Gama, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.

Cristiane Ribeiro Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Fonoaudióloga, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), Brasil.

Publicado

2016-10-19

Como Citar

Oliveira, S. B. de, Gama, A. C. C., & Chaves, C. R. (2016). Interferência do tempo de experiência na concordância da análise perceptivo-auditiva de vozes neutras e disfônicas. Distúrbios Da Comunicação, 28(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/27706

Edição

Seção

Artigos