Desempenho de alunos com e sem dificuldades de aprendizagem do 4° ano do ensino fundamental em tarefas da consciência fonológica

Autores

  • Gabriela Vidotto Cavallieri Universidade do Oeste Paulista
  • Meire Aparecida Judai Universidade do Oeste Paulista
  • Sandra Silva Lustosa Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Leitura

Resumo

Objetivo: conhecer o desempenho de escolares do ensino fundamental em tarefas da consciência fonológica e verificar se há diferença entre o desempenho dos alunos com dificuldade de aprendizagem comparado aos de alunos sem dificuldade de aprendizagem. Método: foi aplicada a prova da consciência fonológica em 35 estudantes do 4°ano do ensino fundamental, sendo 23 sem dificuldade de aprendizagem e 12 com dificuldade de aprendizagem. Após realizar a prova de consciência fonológica com todos os alunos, os dados foram analisados pelo teste estatístico “binomial” (de proporções) utilizando o programa Bioestat 5.0. Resultados: Pôde-se observar diferença estatisticamente significante entre os grupos nos subtestes de rima, aliteração, segmentação fonêmica, manipulação silábica, manipulação fonêmica e transposição fonêmica, sendo que o grupo com dificuldade de aprendizagem apresentou um desempenho inferior nos subtestes citados. Conclusão: A diferença de resultados entre os dois grupos foi maior nos subtestes das habilidades fonêmicas. A consciência fonêmica tem grande influência no desenvolvimento do sistema de decodificação, essencial no aprendizado da leitura e da escrita, sendo relevante destacar a importância de sua estimulação em idade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Vidotto Cavallieri, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Oeste Paulista (2014). Acadêmica do curso de Especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional da Universidade do Oeste Paulista.

Meire Aparecida Judai, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1988) e especialização em Saúde Pública pela UNAERP e em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela UNOESTE, mestrado em Ciências ambientais  pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Sandra Silva Lustosa, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001) e doutorado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2014).

Publicado

2017-01-18

Como Citar

Cavallieri, G. V., Judai, M. A., & Lustosa, S. S. (2017). Desempenho de alunos com e sem dificuldades de aprendizagem do 4° ano do ensino fundamental em tarefas da consciência fonológica. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/28031

Edição

Seção

Artigos