Fonoaudiologia e saúde pública: análise bibliométrica

Autores

  • Ligia Patron Witwytzkyj Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
  • Renata da Silva Cardoso Rocha Tavares Coordenadora do Curso de Pós Graduacao no curso de Distúrbios de fala e linguagem da AVM Faculdade Integrada, Doutoranda em Engenharia Mecânica - Unesp, Guaratingueta, São Paulo, Brasil; Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional . UNITAU; Especialista em Audiologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p227-236

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Saúde Pública, SUS, Bibliometria

Resumo

Objetivo: Analisar as perspectivas atuais referentes à Fonoaudiologia e Saúde Pública e apresentar sua evolução e tendências. Métodos: Estudo quantitativo de caráter bibliométrico, tendo a Biblioteca Virtual em Saúde - BVS como base de dados para a pesquisa. Foram selecionados os 30 primeiros artigos elencados por ordem de relevância pelo critério Qualis da Capes. Resultados: As publicações sobre o tema estão em crescimento. Os objetivos mais frequentes na amostra foram referentes à análise da prática profissional, 56% do total, e as conclusões mais expressivas, 23%, foram sobre a importância da inserção do fonoaudiólogo na equipe multidisciplinar. Conclusão: Os fonoaudiólogos preferem submeter seus artigos à publicação em revistas reconhecidas pela classe. A publicação científica deve ser incentivada entre os profissionais que atuam em vários contextos e têm experiências para compartilhar e contribuir com o crescimento da profissão. As discussões sobre o tema Fonoaudiologia e saúde pública são um crescente, seja pelo aumento das publicações científicas, pela maior inserção do profissional na área ou também pela reformulação das grades curriculares das universidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ligia Patron Witwytzkyj, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Fonoaudióloga Clínica na Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

Renata da Silva Cardoso Rocha Tavares, Coordenadora do Curso de Pós Graduacao no curso de Distúrbios de fala e linguagem da AVM Faculdade Integrada, Doutoranda em Engenharia Mecânica - Unesp, Guaratingueta, São Paulo, Brasil; Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional . UNITAU; Especialista em Audiologia.

Fonoaudióloga, Coordenadora do Curso de Pós Graduacao no curso de Distúrbios de fala e linguagem da AVM, Doutoranda em Engenharia Mecânica - Unesp, Guaratingueta, São Paulo, Brasil; Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional . UNITAU; Especialista em Audiologia.

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Witwytzkyj, L. P., & Tavares, R. da S. C. R. (2017). Fonoaudiologia e saúde pública: análise bibliométrica. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 227–236. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p227-236

Edição

Seção

Artigos