Distúrbios da voz: representações sociais por professores em tratamento fonoaudiológico

Autores

  • Adriane Mesquita Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ada Ávila Assunção Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria dos Anjos Lara e Lanna Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sandhi Maria Barreto Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

distúrbios da voz, docentes, grupos focais, fonoterapia

Resumo

A voz é fundamental para o exercício da docência, requerendo intenso e adequado processamento muscular para atender à demanda em sala de aula. Elevadas prevalências de distúrbio vocal e falta ao trabalho por causa da voz entre professores tem sido confirmados. O objetivo deste estudo foi comparar as representações sociais sobre o distúrbio vocal e o enfrentamento do problema, elaboradas por professores em tratamento fonoaudiológico. Realizou-se dezoito entrevistas semi-estruturadas por meio de grupos focais, as quais foram submetidas à análise temática. De modo geral, as representações sociais sobre os distúrbios da voz e as ações institucionais a ele associadas (gestão e assistência) influenciam a declaração, o reconhecimento e o enfrentamento do problema, opostamente visto como disfonia ocupacional e doença individual. Identificou-se  um paradoxo entre a vigência tanto de sintomas vocais quanto de incapacidade para o trabalho e a negação de tais problemas. Os professores priorizam os objetivos do ensino, dos alunos e da sala de aula, em detrimento da própria saúde. Os resultados apresentados podem fornecer pistas para a elaboração de programas de prevenção e de promoção da saúde vocal dos professores.

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Biografia do Autor

Adriane Mesquita Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Saúde Pública na Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto no Departamento de Fonoaudiologia da UFMG nas áreas de voz e saúde coletiva

Ada Ávila Assunção, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Professor associado do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Federal de Minas Gerais

Maria dos Anjos Lara e Lanna, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Sandhi Maria Barreto, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós doutorado em Saúde Pública no Department of Chronic Diseases and Health Promotion, World Health Organization, Genebra.

Professor titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2016-10-19

Como Citar

Medeiros, A. M., Assunção, A. Ávila, Lanna, M. dos A. L. e, & Barreto, S. M. (2016). Distúrbios da voz: representações sociais por professores em tratamento fonoaudiológico. Distúrbios Da Comunicação, 28(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/28110

Edição

Seção

Artigos