Proposta de atuação da Fonoaudiologia nos Cuidados Paliativos em pacientes oncológicos hospitalizados

Autores

  • Cristina Zerbinati Carro Hospital de Ensino Padre Anchieta - Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo/SP Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)
  • Felipe Moreti Hospital de Ensino Padre Anchieta - Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo/SP Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)
  • Juliana Milena Marques Pereira Hospital de Ensino Padre Anchieta - Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo/SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p178-184

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Transtornos de Deglutição, Fonoaudiologia, Equipe de assistência ao paciente

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atuação fonoaudiológica para os aspectos de segurança da deglutição e facilitação comunicativa em pacientes oncológicos internados em ambiente hospitalar e em cuidados paliativos. Diariamente, os pacientes caracterizados como em Cuidados Paliativos hospitalizados recebem a visita fonoaudiológica e passam por avaliação profissional sobretudo se observados sinais preditores de risco para broncoaspiração ou queixas que lhes ofereçam desconforto no processo de alimentação.  Após a avaliação fonoaudiológica completa, se inferida a Disfagia orofaríngea, os pacientes são acompanhados pelo Fonoaudiólogo com condutas que visem a reabilitação e/ou a minimização dos riscos de broncoaspiração, de acordo com o quadro clínico, das necessidades e desejos tanto do paciente quanto da família, da evolução em que se encontra e a possibilidade de antever e prevenir desconfortos relacionados à alimentação e/ou comunicação desse paciente. Assim, conclui-se que Fonoaudiólogo pode contribuir ativamente dentro da equipe multiprofissional de cuidados paliativos ao paciente oncológico internado em ambiente hospitalar, avaliando, prevenindo, reabilitando e mantendo uma deglutição de forma segura e prazerosa ao indivíduo, quando possível, gerenciando os riscos de broncoaspiração e melhorando sua qualidade de vida relacionada à alimentação via oral e comunicativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Zerbinati Carro, Hospital de Ensino Padre Anchieta - Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo/SP Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)

Fonoaudióloga especialista em Motricidade Orofacial - Ambiente Hospitalar e mestranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-FMABC

Fonoaudióloga na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Ensino Padre Anchieta - Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo/SP

Felipe Moreti, Hospital de Ensino Padre Anchieta - Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo/SP Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)

Fonoaudiólogo especialista em Voz e Disfagia pelo CFFa, mestre e doutor em Ciências – Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Juliana Milena Marques Pereira, Hospital de Ensino Padre Anchieta - Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo/SP

Fonoaudióloga com especialização em Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, especializanda em Disfagia pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Carro, C. Z., Moreti, F., & Marques Pereira, J. M. (2017). Proposta de atuação da Fonoaudiologia nos Cuidados Paliativos em pacientes oncológicos hospitalizados. Distúrbios Da Comunicação, 29(1), 178–184. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p178-184

Edição

Seção

Comunicações