Plano terapêutico fonoaudiológico pautado no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin: aspectos teórico-metodológicos

Autores

  • Rita de Cassia Fernandes Signor Universidade Federal de Santa Catarina - aluna de pós-doutorado Hospital Infantil Joana de Gusmão - fonoaudióloga efetiva
  • Ana Paula Santana Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p365-376

Palavras-chave:

Dislexia, Escrita Manual, Fonoaudiologia

Resumo

A noção de gêneros do discurso ganhou expressividade no Brasil a partir da década de 1990, quando, por meio dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa, foi proposta uma ressignificação nas formas de ensino e aprendizagem. Estratégias para o desenvolvimento de competências em leitura e escrita começaram a ser pensadas através da língua em uso, a língua que se dá nos gêneros orais e escritos que medeiam as interações humanas. Embora a teoria de gêneros tenha sido adaptada para a esfera da educação, pode, desde que respeitadas as especificidades do contexto, ser estendida ao campo terapêutico. Se no contexto da escola se usa a expressão “proposta didática”, na esfera da clínica elabora-se um “plano terapêutico fonoaudiológico” (PTF) voltado para escolares com queixas de dificuldades de leitura e escrita. O objetivo deste trabalho é apresentar os aspectos teórico-metodológicos envolvidos na elaboração de plano terapêutico embasado na teoria bakhtiniana de gêneros do discurso. A exposição de caráter teórico-metodológico está dividida em duas seções: na primeira são abordadas as bases conceituais e, na sequência, são apresentados os aspectos metodológicos para a implementação do referido PTF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cassia Fernandes Signor, Universidade Federal de Santa Catarina - aluna de pós-doutorado Hospital Infantil Joana de Gusmão - fonoaudióloga efetiva

Doutora e mestre em Linguística pela UFSC. Fonoaudióloga do Hospital Infantil em Florianópolis. Pesquisadora do GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação) - UFSC/CNPq.

Atualmente realiza pós-doutorado na UFSC, na área de LA.

Ana Paula Santana, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Paula Santana é fonoaudióloga, mestre e doutora em Linguística pela UNICAMP, e professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Signor, R. de C. F., & Santana, A. P. (2017). Plano terapêutico fonoaudiológico pautado no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin: aspectos teórico-metodológicos. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 365–376. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p365-376

Edição

Seção

Comunicações