Intervenção psicomotora em crianças disgráficas
Palavras-chave:
Destreza Motora, Transtornos de Aprendizagem, CriançaResumo
Objetivo: Identificar a quantidade de sujeitos disgráficos em uma população específica de crianças, aplicar-lhes uma intervenção psicomotora e verificar seu efeito. Método: O grupo de estudo foi formado por 35 crianças com idade média de 9,8±0,5 anos participantes de um programa social para a erradicação do trabalho infantil, no qual se constatou que 17,2% (6) são disgráficas. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), Escala de Disgrafia (ED) e um diário de campo. A intervenção foi composta por atividades específicas para sanar déficits motores identificados na EDM dos sujeitos disgráficos e teve duração de 45 minutos, três vezes por semana, durante dois meses. Foi utilizada a estatística descritiva (média, desvio padrão, frequência absoluta e relativa), cujos dados foram apresentados utilizando-se a técnica de análise de séries temporais. Resultados: Foram analisados 4 casos de sujeitos com idade média de 10,0±0,5 anos. Na EDM verificou-se que só o grupo disgráfico apresentou uma insuficiência na organização temporal. A intervenção psicomotora foi elaborada e aplicada para sanar essa dificuldade. No pós-teste observou-se a melhora da organização temporal e da escrita de três dos quatros sujeitos do estudo. Conclusão: A intervenção mostrou-se eficaz, considerando a melhora na organização temporal e na escrita de três sujeitos. O sujeito que teve retrocesso motor deve ser mais bem investigado, uma vez que se percebeu a possibilidade de existência de outras dificuldades de aprendizagem ou de ordem neurológica.Downloads
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Publicado
2017-01-18
Como Citar
Laux, R. C., Oliveira, S. R. de, & Corazza, S. T. (2017). Intervenção psicomotora em crianças disgráficas. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/29201
Edição
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Artigos
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Copyright (c) 2017 Rafael Cunha Laux, Sandra Rogéria de Oliveira, Sara Teresinha Corazza
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