Cuidadores informais de sujeitos com afasia: reflexões sobre o impacto no cotidiano

Autores

  • Silvana Basso Miolo Universidade Federal de Santa Maria
  • Mithielle de Araujo Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda dos Santos Pascotini Universidade Federal de Santa Maria
  • Elenir Fedosse Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p636-643

Palavras-chave:

Família, Cuidadores, Lesão cerebral, Afasia

Resumo

Introdução: Pessoas com lesões neurológicas adquiridas podem apresentar sequelas motoras e de linguagem que afetam sua vida e a de seus familiares, principalmente quando os últimos assumem a função de cuidadores informais. Objetivo: discutir o impacto das sequelas motoras e afásicas no cotidiano de seus familiares/cuidadores informais. Método: estudo exploratório, transversal, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo familiares/cuidadores informais de sujeitos com sequelas motoras e de linguagem, decorrentes de lesões neurológicas que frequentavam o grupo interdisciplinar de convivência. Foram gravados os discursos sobre o impacto dessa situação em seu cotidiano. O tratamento dos dados deu-se a partir da transcrição ortográfica seguida da análise temática/análise de conteúdo. Resultados: O estudo incluiu cinco familiares/cuidadores informais do sexo feminino, do lar (quatro esposas e uma filha), com faixa etária entre 33 e 74 anos. O tempo de cuidado variou de um ano e seis meses a cinco anos. Foram referidas dificuldades na rotina doméstica, vida pessoal e social das cuidadoras assim como nas condições financeiras da família. No caso de os sujeitos apresentarem afasia, obtiveram-se relatos de dificuldades de compreensão e expressão, bem como de lidar com o humor. Conclusão: os resultados evidenciam dificuldades vivenciadas por familiares/cuidadores informais de sujeitos com sequelas motoras e de linguagem, decorrentes de lesão neurológica adquirida e a importância de grupos de convivência com equipe multiprofissional de cuidado inter/transdisciplinar, ampliando as possibilidades de investigações na fonoaudiologia, enquanto área da saúde que estuda a linguagem e as repercussões da afasia na singularidade dos sujeitos acometidos e de seus familiares/cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvana Basso Miolo, Universidade Federal de Santa Maria

Fisioterapeuta, Prefeitura Municipal de Santa Maria, Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mithielle de Araujo Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Fisioterapeuta, Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fernanda dos Santos Pascotini, Universidade Federal de Santa Maria

Fisioterapeuta, Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Elenir Fedosse, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutora em Neurolinguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade de Campinas (UNICAMP), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Miolo, S. B., Machado, M. de A., Pascotini, F. dos S., & Fedosse, E. (2017). Cuidadores informais de sujeitos com afasia: reflexões sobre o impacto no cotidiano. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 636–643. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p636-643

Edição

Seção

Artigos