Percepção de familiares sobre as habilidades pragmáticas de crianças surdas atendidas em serviço de reabilitação auditiva

Autores

  • Gicelia Barreto Nascimento Universidade Federal de Santa Maria
  • Themis Maria Kessler Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p108-121

Palavras-chave:

Surdez, Família, Desenvolvimento da linguagem, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo descrever as habilidades pragmáticas e caracterizar a modalidade comunicativa de crianças surdas em situação de comunicação cotidiana, a partir da percepção dos familiares. Métodos: Estudo descritivo e qualitativo. Foi desenvolvido com familiares e crianças surdas de um programa de reabilitação auditiva de uma universidade pública federal. Foi aplicada com os familiares a Primeira Parte: Avaliação do Perfil Pragmático do “Protocolo de Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem de Crianças Surdas”. A análise dos dados foi realizada em quadro de registros composto por checklist, no qual foi assinalada a ocorrência de 33 habilidades comunicativas e a modalidade em que ocorreram. Os dados foram tabulados em planilha e submetidos à análise gráfica e descritiva pelo programa STATISTICA 9.1. Resultados: A maioria das habilidades pragmáticas estavam presentes em todas as crianças do estudo. A maior ocorrência de habilidades correspondeu a seção “Resposta para a Comunicação”, seguido de “Intenções Comunicativas” e por último “Interação e Conversação”. Relacionado às habilidades da seção “Variação do Contexto” a maioria das crianças é capaz de adequar a maneira de comunicação ao contexto ao qual estão inseridas. Na percepção dos familiares a modalidade comunicativa preferencial das crianças foi a visuo espacial (40,3%), seguido de bimodalidade (18,8%) e oral auditiva (15,4%). Conclusão: Os familiares foram capazes de descrever os comportamentos linguísticos das crianças surdas. Dessa maneira, compreendem que suas crianças possuem habilidades comunicativas e apresentam condições de estabelecem um diálogo com um interlocutor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gicelia Barreto Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Está vinculada à linha de pesquisa Interdisciplinaridade no Cuidado à Comunicação Humana

Themis Maria Kessler, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Fonoaudiologia do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Nascimento, G. B., & Kessler, T. M. (2017). Percepção de familiares sobre as habilidades pragmáticas de crianças surdas atendidas em serviço de reabilitação auditiva. Distúrbios Da Comunicação, 29(1), 108–121. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p108-121

Edição

Seção

Artigos