Absenteísmo por distúrbios da voz em professores: revisão da literatura, 2005-2015

Autores

  • Luciana Daniella Lages Moselli Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ada Ávila Assunção Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriane Mesquita de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p579-587

Palavras-chave:

Absenteísmo, Distúrbios da voz, Docentes

Resumo

Objetivo: Revisar a literatura especializada sobre frequência de faltas ao trabalho por distúrbios de voz em professores e fatores associados a essas. Métodos: Revisão bibliográfica de artigos científicos em português, espanhol e inglês (2005-2015). Resultados: Foram encontrados 15 artigos de estudos transversais e quantitativos realizados na América Latina, Europa, Ásia e América do Norte que utilizaram como principal instrumento de coleta de dados o questionário autopreenchível. Além das faltas ao trabalho, os autores examinaram a prevalência de distúrbios de voz entre professores e sua relação com aspectos sociais, econômicos e de saúde. A frequência de faltas ao trabalho por distúrbios de voz variou entre 3,5 % e 63%. Os fatores associados a essas faltas foram: sexo feminino, queixa vocal durante a formação profissional, ter presenciado episódios de violência em sala de aula, depressão ou ansiedade, problemas respiratórios, impacto e gravidade dos distúrbios da voz na qualidade de vida do professor. Conclusão: Há considerável aumento de publicações científicas sobre o tema, mas ainda existem lacunas sobre a prevalência e fatores associados. A grande variação na frequência de faltas ao trabalho por distúrbios de voz encontrada nos estudos pode estar relacionada à metodologia utilizada (período de referência) para investigá-la. Buscar por consenso quanto ao protocolo de investigação viabilizará a comparação dos resultados. Fatores sociodemográficos, de saúde e relacionados ao ambiente de trabalho associados à falta ao trabalho por causa da voz mostram a complexidade do evento estudado e permitem identificar elementos para a elaboração de ações preventivas voltadas para a saúde dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Daniella Lages Moselli, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil.

Ada Ávila Assunção, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Medicina Preventiva e Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil.

Adriane Mesquita de Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil.

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Moselli, L. D. L., Assunção, A. Ávila, & Medeiros, A. M. de. (2017). Absenteísmo por distúrbios da voz em professores: revisão da literatura, 2005-2015. Distúrbios Da Comunicação, 29(3), 579–587. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p579-587

Edição

Seção

Comunicações