Intervenção fonoaudiológica precoce em afasia infantil decorrente de um acidente vascular cerebral: relato de caso

Autores

  • Natalia Caroline Favoretto Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Natalia Gutierrez Carleto Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Paula Grandini Cunha Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Vanessa Clivelaro Bertassi Panes Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Adriano Yacubian Fernandes Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Dionísia Aparecida Cusin Lamônica Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Magali de Lourdes Caldana Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p480-486

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Linguagem, Acidente Vascular Cerebral, Crianças

Resumo

O Acidente Vascular Cerebral é menos frequente em crianças do que em adultos, porém possui um poder devastador para o futuro destes indivíduos, mesmo com indícios de melhor recuperação das alterações. O objetivo deste estudo é descrever os achados fonoaudiológicos de um caso de Acidente Vascular Cerebral infantil, evidenciando a evolução após 12 meses de terapia fonoaudiológica, iniciada precocemente, após lesão neurológica adquirida. Trata-se de um indivíduo de 11 anos, gênero masculino, com normalidade de desenvolvimento neuropsicomotor e independência para as atividades funcionais durante a primeira infância. Em março de 2015 sentiu um mal súbito, foi encaminhado para o hospital de urgência e diagnosticado com Acidente Vascular Cerebral, do tipo hemorrágico, em região fronto-parietotemporal esquerda. Foram realizados procedimentos cirúrgicos, e a internação durou 25 dias. No momento da alta hospitalar houve a orientação sobre a necessidade de atendimento fonoaudiológico. A primeira avaliação de linguagem evidenciou afasia adquirida do tipo emissiva, conforme as classificações propostas para crianças. Foram realizadas 91 sessões de terapia fonoaudiológica, com duração de 50 minutos, pelo período de 12 meses. Ao analisar as habilidades formais de linguagem que permaneceram alteradas, observa-se que as relacionadas à leitura e escrita são as de maior significância, interferindo no desempenho escolar e desenvolvimento comunicativo. Assim, além do atendimento fonoaudiológico até que seja possível uma comunicação funcional, é importante que haja o apoio escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natalia Caroline Favoretto, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Mestre em Ciências. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação, pelo departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Natalia Gutierrez Carleto, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação. Doutora em Ciências, pelo departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Paula Grandini Cunha, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Mestranda em Distúrbios da Comunicação, pelo departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Vanessa Clivelaro Bertassi Panes, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda em Ciências Odontológiacas Aplicadas, pelo departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Adriano Yacubian Fernandes, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo

Médico. Neurologista. Docente do Curso de Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Livre Docente do Curso de Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Magali de Lourdes Caldana, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Livre Docente do Curso de Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Favoretto, N. C., Carleto, N. G., Cunha, P. G., Panes, V. C. B., Fernandes, A. Y., Lamônica, D. A. C., & Caldana, M. de L. (2017). Intervenção fonoaudiológica precoce em afasia infantil decorrente de um acidente vascular cerebral: relato de caso. Distúrbios Da Comunicação, 29(3), 480–486. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p480-486

Edição

Seção

Artigos