Avaliação da qualidade/satisfação do aprendizado de discentes em disciplina prática do curso de fonoaudiologia

Lorena Ferreira Peixoto, Letícia Correa Celeste, Eduardo Magalhães da Silva, Laura Davison Mangilli

Resumo


Objetivo: avaliar a qualidade/satisfação do aprendizado de discentes do curso de Fonoaudiologia em sua primeira disciplina prática do curso. Método: estudo prospectivo, observacional/descritivo, realizado com 24 discentes de Fonoaudiologia que cursaram a disciplina “Trabalho de Campo em Fonoaudiologia 1”. Trata-se de uma disciplina cujo objetivo é desenvolver habilidades de observação e análise no processo comunicativo humano. Para o desenvolvimento deste estudo, foram coletadas informações mediante aplicação de um questionário. Os dados foram analisados por meio da distribuição de frequência absoluta e relativa, e a Correlação de Spearman foi utilizada para a análise de correlação entre as questões. Resultados: verificou-se que para que ocorra uma melhor satisfação/aprendizado da disciplina faz-se necessário sua revisão e aprimoramento, principalmente em relação à carga horária, o dia e horário de sua realização, a qualidade das aulas teóricas introdutórias e das atividades práticas, e o número de atividades/ações. Conclusões: Foi possível avaliar a qualidade/satisfação do aprendizado de discentes do curso de Fonoaudiologia em sua primeira disciplina prática. Com base nos resultados obtidos será possível discussões, identificação de reformulações e proposição de melhorias e/ou de implantação de novos conteúdos e ações.


Palavras-chave


Fonoaudiologia; Avaliação Educacional; Avaliação

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p625-635

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.