Doença pulmonar obstrutiva crônica: análise da deglutição em pacientes hospitalizados

Autores

  • Flavia Caroline Fontoura Aguiar Hospital Risoleta Tolentino Neves/ UFMG
  • Simone Lourenço Vale Hospital Risoleta Tolentino Neves
  • Laélia Cristina Caseiro Vicente Departamento de Fonoaudiologia Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p147-157

Palavras-chave:

Transtornos de deglutição, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Disfagia

Resumo

Objetivos: investigar a ocorrência de disfagia e o risco de broncoaspiração em pacientes hospitalizados com doença pulmonar obstrutiva crônica,  e verificar se há associação com as características sociodemográficas, clínicas, do sistema estomatognático e da dinâmica de deglutição. Métodos: estudo descritivo observacional e retrospectivo com coleta de dados no prontuário eletrônico. Foram avaliados 27 prontuários de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, internados em um hospital público de Minas Gerais no período de julho de 2012 a julho de 2015 e com avaliação de deglutição. Para verificar a presença de disfagia e o risco de broncoaspiração foi utilizado o protocolo The Mann Assessment of Swallowing Ability. Foram consideradas associações estatisticamente significantes aquelas cujo p-valor foi ≤ 0,05 e intervalo de confiança de 95%. Resultados: Dos 27 pacientes avaliados pela equipe de fonoaudiologia, 41,7% tinham disfagia, sendo a gravidade leve mais prevalente (82%) e 19% tinham risco de broncoaspiração. Não houve predomínio de alguma fase da deglutição alterada. Houve associação entre presença de disfagia e a cooperação do paciente, e o risco de aspiração com o tempo de trânsito oral. Conclusão: Os resultados mostraram relação entre disfagia e risco de aspiração em pacientes internados com doença pulmonar obstrutiva crônica, sugerindo a necessidade de investigação da dinâmica da deglutição durante a hospitalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flavia Caroline Fontoura Aguiar, Hospital Risoleta Tolentino Neves/ UFMG

Fonoaudióloga graduada no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - 2014.

Programa de Residência Multiprofissional com Fono na Saúde do Idoso pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves/ UFMG Fev - 2017.

Simone Lourenço Vale, Hospital Risoleta Tolentino Neves

Graduação em Fonoaudiologia pela UFMG

Residência Multiprofissional pelo Hospital Odilon Behrens- MG

Laélia Cristina Caseiro Vicente, Departamento de Fonoaudiologia Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal de Minas Gerais e tutora da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas/UFMG. Atua como fonoaudióloga nas áreas de fononcologia (câncer de cabeça e pescoço) e motricidade orofacial (disfagia orofaríngea, paralisia facial e fissura labiopalatina).

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Aguiar, F. C. F., Vale, S. L., & Vicente, L. C. C. (2018). Doença pulmonar obstrutiva crônica: análise da deglutição em pacientes hospitalizados. Distúrbios Da Comunicação, 30(1), 147–157. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p147-157

Edição

Seção

Artigos