Treinamento auditivo computadorizado em uma adolescente portadora de neurofibromatose do tipo 2

Autores

  • Eduarda Pazini Universidade Federal de Santa Maria
  • Pâmela Mariel Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Ayra Renata D’Agostini Universidade Federal de Santa Maria
  • Bianca Bertuol UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • Themis Maria Kessler UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Michele Vargas Garcia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Eliara Pinto Vieira Biaggio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-534-541

Palavras-chave:

Schwannoma, Percepção Auditiva, Audiologia, Fonoaudiologia, Qualidade de vida, Neurofibromatose 2

Resumo

A neurofibromatose do tipo 2 é uma doença genética que afeta o Sistema Nervoso Central, principalmente a via auditiva, sendo alguns dos principais sintomas a perda auditiva neurossensorial, o baixo reconhecimento de fala, zumbido e disfunção vestibular. Relata-se neste estudo um processo de intervenção terapêutica por meio do Treinamento Auditivo Computadorizado em uma adolescente com diagnóstico médico de Neurofibromatose tipo 2. Tal intervenção contou com 16 sessões de TA, realizadas com um software específico. Para o estudo realizou-se a avaliação, pré e pós-treinamento, por meio dos resultados da avaliação audiológica básica, Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e avaliação da consciência fonológica, além de analisar os relatos referentes ao processo terapêutico. Os testes comportamentais de processamento auditivo não foram realizados, pois a paciente apresenta acentuada dificuldade de compreensão de fala. Paciente apresentou melhora no reconhecimento de fala e na habilidade de consciência fonológica, apesar do exame eletrofisiológico da audição não demonstrar tais benefícios diretamente na via auditiva em nível de tronco encefálico, para o estímulo clique. Destaca-se o relato da paciente de melhora na compreensão de fala após tal intervenção. Desse modo, observaram-se os efeitos positivos do treinamento auditivo na melhora da percepção auditiva, influenciando positivamente na vida diária da paciente.

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Biografia do Autor

Eduarda Pazini, Universidade Federal de Santa Maria

FONOAUDIÓLOGA MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA DO DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

Pâmela Mariel Marques, Universidade Federal de Santa Maria

ACADÊMICA DO CURSO DE GRADUÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DO DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

Ayra Renata D’Agostini, Universidade Federal de Santa Maria

ACADÊMICA DO CURSO DE GRADUÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DO DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

Bianca Bertuol, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

FONOAUDIÓLOGA MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA DO DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

Themis Maria Kessler, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

FONOAUDIÓLOGA PROFESSORA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA E PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA DO DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – DOUTORA EM LETRAS ÁREA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

Michele Vargas Garcia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

FONOAUDIÓLOGA PROFESSORA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA E PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA DO DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – DOUTORA EM CIÊNCIAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.

Eliara Pinto Vieira Biaggio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

FONOAUDIÓLOGA PROFESSORA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA E PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA DO DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – DOUTORA EM CIÊNCIAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Pazini, E., Marques, P. M., D’Agostini, A. R., Bertuol, B., Kessler, T. M., Garcia, M. V., & Biaggio, E. P. V. (2018). Treinamento auditivo computadorizado em uma adolescente portadora de neurofibromatose do tipo 2. Distúrbios Da Comunicação, 30(3), 534–541. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-534-541

Edição

Seção

Artigos