Inclusão de alunos com deficiência em uma Universidade particular de Curitiba

Autores

  • Ana Paula Berberian Universidade Tuiuti do Paraná
  • Simone Infingardi Krüger Universidade Tuiuti do Paraná
  • Bruna Aparecida Miranda Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Cristina Guarinello Universidade Tuiuti do Paraná
  • Leonardo de Vito Costa universidade tuiuti do Paraná
  • Daniel Vieira da Silva Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Priscila Soares Vidal Festa Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p749-758

Palavras-chave:

Inclusão no ensino superior, Acessibilidade, Comissão de inclusão

Resumo

Discussões e questionamentos comprometidos com a democratização do ensino superior têm ocupado importante espaço nos debates educacionais, tanto para garantir o ingresso de pessoas em tal nível de ensino, quanto à melhoria da qualidade do mesmo. Objetivo: descrever e analisar as diretrizes e ações que direcionam o Programa Incluir e a Comissão de Educação Inclusiva de uma universidade privada de Curitiba, bem como a visão de alunos com deficiência acerca de sua experiência acadêmica, no tocante à infraestrutura, às relações interpessoais e aos aspectos pedagógicos pertinentes à sua formação. Método: estudo de caso do tipo qualitativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a presidente da Comissão e 5 graduandos que se autodenominam deficientes. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo. Os enunciados produzidos pelos participantes foram analisados a partir dos seguintes eixos temáticos: comissão de Educação Inclusiva; relações interpessoais e experiências pedagógicas e a visão dos alunos sobre mudanças necessárias. Resultado: Embora os estudantes possuam uma visão positiva sobre as atividades desenvolvidas pela comissão, fica evidenciado que a mesma tem uma ação restrita no que tange aos aspectos relacionais e pedagógicos da vivência acadêmica dos alunos. Conclusão: No que se refere à Comissão Inclusiva da universidade e ao Programa Incluir, ambos possuem objetivos focados no trabalho para questões funcionais de acessibilidade. Quanto aos aspectos pedagógicos e relacionais, seu alcance apresenta-se frágil. Sugere-se o implemento de estudos que analisem os aspectos singulares das pessoas com deficiência e os determinantes sociais e históricos que perpassam o sistema educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Pós Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando nos cursos de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Doutorado e Mestrado em Distúrbios da Comunicação. Participa da Linha de Pesquisa Fonoaudiologia e os Processos de Linguagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase nos seguintes aspectos: linguagem escrita, linguagem oral, inclusão, comunicação alternativa, história, produção do conhecimento, Saúde Coletiva e Educação

 

Simone Infingardi Krüger, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis ano de conclusão 1990

Especialização em Psicomotricidade pelo IBMR, ano de conclusão 1992

Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná ano de conclusão 2009

Doutorado em Distúrbios da comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutorado pela CAPES/2017 sendo realizado no programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação


Bruna Aparecida Miranda, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga clínica . Fez o curso de fonoaudiologia na Universidade Tuiuti do Paraná. bolsista de iniciação científica.

Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Educação pela Universidade de Bristol (1994) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor adjunto do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, linguagem e educação, linguagem escrita, linguagem na clínica fonoaudiológica, oficina da linguagem com grupos de idosos, adolescentes e surdos

Leonardo de Vito Costa, universidade tuiuti do Paraná

Fonoaudiólogo com experiência em audiologia e linguagem. Atualmente mestrando no Programa Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná em Curitiba, trabalhando como fonoaudiólogo na Prosom Aparelhos Auditivos - Unitron.

 

Daniel Vieira da Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Educação ? TRABALHO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA -, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (2007), mestre em Educação ? PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -,pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (2002), Pedagogo (UTP - 2000), PsicomOTRICISTA (CCT- CURITIBA, 1986), Titular da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP- 019/94). Possui formação complementar em Psicomotricidade Relacional (AECR ? Barcelona, 1993), Analise Corporal da Relação (SIAC ? França, 1997), Abordagem Terapêutica Sistêmica e Terapia de Energia ? Abordagem Corporal de Base Bioenergética (NPC - Curitiba, 1987). Autor, dentre outros textos, dos livros "A Psicomotricidade como prática social: uma análise de sua inserção como elemento pedagógico nas creches oficiais de Curitiba (1986-1994)", "Educação Psicomotora" e "Ludicidade e Psicomotricidade". Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO-PR, leciona em cursos de especialização e formação continuada, além de atuar como colaborador do Centro de Estudos da Atividade Humana ? Movimento consciência pelo corpo / Curitiba. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil; Educação do Campo; Educação Psicomotora; Corpo, Educação, Tecnologia e Trabalho; Política e Gestão da Educação, Fundamentos da Educação e Metodologia da Pesquisa.

 

Priscila Soares Vidal Festa, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016), Mestre em Distúrbios da Comunicação (UTP, 2012), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IBPEX (2009) , Libras/Língua Portuguesa: Educação Bilíngue para Surdos pelo IPE (2009), Educação Especial com Ênfase em Inclusão pela PUCPR (2008) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora universitária, com experiência em educação infantil , ensino fundamental, EJA, educação especial, educação a Distância e coordenação pedagógica. Possui certificação PROLIBRAS/MEC de Tradutora Intérprete de Libras/ Língua Portuguesa e Ensino da Libras.

 

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Berberian, A. P., Krüger, S. I., Miranda, B. A., Guarinello, A. C., Costa, L. de V., Silva, D. V. da, & Festa, P. S. V. (2017). Inclusão de alunos com deficiência em uma Universidade particular de Curitiba. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 749–758. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p749-758

Edição

Seção

Artigos