Estudos em saúde auditiva envolvendo educação à distância e presencial

Maria Thereza Raab Forastieri Piccino, Jerusa Roberta Massola de Oliveira, Camila de Castro Correa, Wanderléia Quinhoneiro Blasca

Resumo


O objetivo da presente pesquisa foi apresentar e analisar os estudos com Educação em Saúde Auditiva utilizando educação presencial e à distância. Para a seleção, foram utilizados os descritores: “Audição” AND “Educação à Distância”; “Audição” AND “Telemedicina”; “Educação em saúde” AND “Audição” AND “Telemedicina” e seus correspondentes em inglês em: PubMed, Bireme, Embase, Web of Science, Scielo e Scopus. Como critérios de inclusão, admitiram artigos em português, inglês ou espanhol com metodologias de ensino presencial ou à distância ou presencial e à distância sobre Educação em Saúde Auditiva. Os critérios de exclusão se referiam às revisões de literatura, e artigos que não apresentaram o foco da proposta. Para a análise, foram considerados os seguintes dados: ano de publicação, periódico científico, objetivo do estudo, métodos e resultados. Foram localizados 626 trabalhos de 1984 a 2015, porém, após os filtros estabelecidos, foram selecionados 12 artigos, dois da Pubmed, quatro originados da Scopus, um da Web of Science, quatro do Scielo e um da Embase, de 2004 a 2014. Este estudo apresentou 12 estudos com a temática Educação em Saúde Auditiva que envolvem educação presencial e à distância com enfoques variados. No geral, observou-se a eficácia em métodos de ensino à distância. Entretanto, ressalta-se a escassez de literatura, sendo que os estudos disponíveis são recentes.


Palavras-chave


“Audição”. “Telemedicina”. “Educação à Distância”. “Educação em Saúde”.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-392-401

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.