A formação de fonoaudiólogos no atendimento de afásicos: a opinião de alunos e egressos da graduação em Fonoaudiologia

Autores

  • Aline Raquel Sembaluk Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (Graduada).
  • Juliana Marcolino-Galli Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (Professora adjunta do Departamento de Fonoaudiologia).
  • Michelly Daiane de Souza Gaspar Cordeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (Professora Substituta no Departamento de Fonoaudiologia).
  • Kyrlian Bartira Bortolozzi Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (Professora Colaboradora do Departamento de Fonoaudiologia).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p16-29

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Afasia, Linguagem, Educação superior, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

Resumo

Introdução: A área da linguagem é uma especialidade da Fonoaudiologia que exige do profissional uma formação que o permita assumir um ponto de vista teórico sobre a relação sujeito-linguagem e sua correlação com procedimentos clínicos. Nesse contexto, o tratamento de dificuldades na fala e/ou escrita de pacientes afásicos impõe especificidades à prática clínica e à formação do terapeuta de linguagem. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é apresentar e discutir a opinião dos alunos da última série e egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em relação ao atendimento de afásicos. Analisou-se o discurso dos alunos e egressos sobre a relação teoria e prática, considerando a definição e sustentação de uma perspectiva teórica em procedimentos terapêuticos com afásicos. Método: Participaram desta pesquisa 21 egressos e 19 alunos da UNICENTRO. A análise foi interpretativa e descritiva, enfatizando a definição de perspectiva teórica, a experiência para atender a especificidade da afasia e a relação entre teoria e prática. Resultados: Notam-se divergências nas respostas entre alunos e egressos relacionadas à formação e à práxis. Assume-se que a prática durante a formação, articulada a uma tendência mais homogênea na posição teórica sobre a linguagem, fortalece a sustentação de uma discursividade. Conclusão: A hipótese é de que o mercado de trabalho os convoca às mudanças. E, por isso, uma reforma curricular, além de revisar disciplinas, deve considerar o aluno e suas experiências para subsidiar a formação de um profissional que possa enfrentar os desafios da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Sembaluk, A. R., Marcolino-Galli, J., Cordeiro, M. D. de S. G., & Bortolozzi, K. B. (2018). A formação de fonoaudiólogos no atendimento de afásicos: a opinião de alunos e egressos da graduação em Fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 30(1), 16–29. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p16-29

Edição

Seção

Artigos