Análise da diferença entre os limiares auditivos comportamentais e os resultados obtidos através do exame potencial evocado auditivo de estado estável (PEAEE) em adultos jovens

Alessandra Rabello de Oliveira Lamenza, Jair de Carvalho e Castro, Daniela Cecílio Capra Marques de Oliveira

Resumo


Introdução: A audição, sentido que nos permite receber a informação sonora, se apresenta como um dos facilitadores para uma interação social eficaz. Um déficit nessa função acarreta prejuízo no processo comunicativo, devendo ser diagnosticado e tratado precocemente. Atualmente dispomos de meios subjetivos e objetivos para avaliar o sistema auditivo. A audiometria tonal é a forma subjetiva mais aplicada para medir esse sentido. Entretanto, em populações impossibilitadas de responder subjetivamente, aplicam-se técnicas objetivas, como o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável. Ambos pesquisam respostas auditivas do sujeito sob teste, utilizando técnicas distintas. Objetivo: Avaliar adultos jovens, sem queixas auditivas, pesquisando a sensibilidade auditiva e, a partir de indicadores estatísticos, calcular as médias das diferenças das respostas obtidas nesses procedimentos, verificando se há correlação entre eles. Método: Pesquisa de respostas auditivas via Audiometria Tonal e Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável, nas frequências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz, em 30 sujeitos normo-ouvintes. Resultados: Ao calcularmos a média das diferenças entre as frequências testadas nos dois procedimentos, elas variaram de 10,47 a 18,22, não havendo forte correlação em nenhuma delas, deixando dúvidas na frequência de 1000 Hz. Conclusão: Podemos dizer que as médias das diferenças entre os valores obtidos nos dois procedimentos foram razoavelmente elevadas, principalmente em 500 Hz e, em menor proporção, para 4 kHz. Os valores obtidos nos dois exames, embora não tenham apresentado forte correlação, apresentaram-se discretamente melhores para 500 Hz. Resultados de 1000 Hz não nos permitem afirmar, inclusive, se existe alguma correlação entre os testes.


Palavras-chave


Audição, Limiar Auditivo, Audiometria de Tons Puros, Audiometria de Resposta Evocada.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-376-384

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.