Performance de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em tarefas de produção e compreensão de orações relativas em relação ao desempenho escolar

Yasmin Alves Leão, Helena Bolli Mota

Resumo


Objetivo: Analisar a performance de crianças com desenvolvimento típico de linguagem, em tarefas de produção e de compreensão de orações relativas comparando com o desempenho escolar. Métodos: Fizeram parte deste estudo 30 crianças, com idades entre 4:0 e 8:11 (anos:meses). Foi realizada avaliação fonológica da criança (AFC), exame articulatório, teste de compreensão de orações relativas, teste de produção de orações relativas, avaliação da linguagem oral e triagem auditiva. Para análise do desempenho escolar, foi dada uma escala de 1 a 5 para a professora responsável pela criança. Após, foram selecionadas as crianças dentro dos critérios de inclusão e divididas por desempenho escolar. Os resultados foram analisados estatisticamente, realizando a comparação entre o desempenho escolar e a compreensão de orações relativas, e entre o desempenho escolar e a produção das orações relativas. Resultados: Na comparação entre o desempenho escolar e o teste de compreensão, houve diferença estatística, indicando que quanto melhor o desempenho escolar, melhor o desempenho no teste de compreensão de orações relativas. Na comparação do desempenho escolar com o teste de produção, não houve diferença estatística significativa. Conclusão: O desempenho escolar interfere na compreensão das orações relativas, pois, quanto melhor o desempenho escolar melhor será a performance das crianças no teste de compreensão de orações relativas. Quanto à produção, o desempenho escolar não interfere.


Palavras-chave


Vocabulário; Linguística; Escolar; Aquisição; Linguagem infantil

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p647-654

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.