Atuação do profissional e desafios da prática fonoaudiológica em rede de saúde pública municipal

Autores

  • Larissa Vieira Araújo de Pádua Chiodetto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Irani Rodrigues Maldonade Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p688-704

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Gestão em Saúde

Resumo

Introdução: O Sistema Único de Saúde foi instituído pela Constituição Federal e garante serviços adaptados para as necessidades de saúde da população, contexto no qual se insere a atuação fonoaudiológica. Objetivo: Conhecer e caracterizar o trabalho realizado e os desafios encontrados na atuação dos fonoaudiólogos inseridos na rede de saúde de município de grande porte do interior paulista. Método: Trata-se de estudo qualitativo, transversal, com base na resolução 466/2012 CNS/MS e aprovado sob o número 1.624.754 pelo Comitê de Ética em Pesquisa de uma universidade pública do interior paulista. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado contendo perguntas abertas, dissertativas, aplicado aos fonoaudiólogos atuantes na secretaria de saúde do referido município que aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram analisados, de acordo com os critérios de repetição e relevância da Análise de Conteúdo. Resultados: A inserção do fonoaudiólogo é significantemente maior na atenção secundária do que nos outros níveis de atenção à saúde. A distribuição dos profissionais pelos territórios é irregular no município. O matriciamento é desenvolvido diferentemente pelas fonoaudiólogas pelos distritos de saúde do município e difere da proposta original. Em relação ao acolhimento pela prefeitura das necessidades das profissionais, há divergência de opiniões entre os sujeitos participantes. Conclusão: O serviço fonoaudiológico caracteriza-se por distribuição desigual dos poucos profissionais existentes nos níveis de atenção à saúde no município e atuam de formas diferentes. Os fonoaudiólogos enfrentam desafios referentes à atuação profissional, aos encaminhamentos, às articulações dos serviços da rede e à atuação em matriciamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Vieira Araújo de Pádua Chiodetto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Formada em Fonoaudiologia (bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e Residente Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso pela Universidade Estadual de Campinas até Março de 2017.

Irani Rodrigues Maldonade, Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Graduada em Fonoaudiologia (bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984) e graduada em Linguística (bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (1986). Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Ambos os trabalhos foram desenvolvidos na área de Aquisição da Linguagem sob o prisma do interacionismo. Participou como professora PRODOC/CAPES (2006/2008) junto ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Fez pós-doutorado no Departamento de Linguística do IEL/Unicamp, desenvolvendo projeto de pesquisa que tematizava não só o erro, mas também a autocorreção na fala da criança, na sua relação com a língua/linguagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia - especialmente em clínica de linguagem e saúde coletiva e na área de Linguística - principalmente em Aquisição da Linguagem (oral e escrita). Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Chiodetto, L. V. A. de P., & Maldonade, I. R. (2018). Atuação do profissional e desafios da prática fonoaudiológica em rede de saúde pública municipal. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 688–704. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p688-704

Edição

Seção

Artigos