Apraxia de fala na infância: para além das questões fonéticas e fonológicas

Autores

  • Paloma Rocha Navarro Clinica Plural
  • Priscila Mara Ventura Amorim Silva Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel de Oliveira Porto" (CEPRE)/Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/UNICAMP
  • Sonia Maria Sellin Bordin Clinica Plural

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-475-489

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Apraxia, Criança, Língua, Linguagem

Resumo

Este artigo propõe a análise e a discussão, com base na Neurolinguística Discursiva, dos aspectos neurofisiológicos, psíquicos, cognitivos, linguísticos e sociais pertinentes ao processo de aquisição de linguagem de crianças ouvintes com “Apraxia de Fala”. A partir da revisão bibliográfica da área, recobrindo avaliação e tratamento fonoaudiológico tradicionalmente destinados àquelas crianças, ampliamos, com base em uma abordagem discursiva de língua e linguagem, nossas reflexões sobre a criança com apraxia. Observamos, assim, que, para além das alterações fonoarticulatórias, estão envolvidas na criança questões importantes, pertinentes e referentes ao seu período de balbucio, à conformação neurofuncional da memória dos gestos articulatórios e aos processos constitutivos do diálogo enquanto matriz de significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paloma Rocha Navarro, Clinica Plural

Fonoaudióloga Clínica e Equoterapeuta. Mestrado e Doutorado em Linguistica (área da Neurolinguística Discursiva) no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)/UNICAMP. Especialista em Motricidade Orofacial pelo CEFAC e Equoterapeuta pela ANDE-BRASIL.

Sonia Maria Sellin Bordin, Clinica Plural

Fonoaudióloga Clínica. Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado em Linguística (área da Neurolinguística Discursiva) no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)/UNICAMP. Formação em Psicanálise.

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Navarro, P. R., Silva, P. M. V. A., & Bordin, S. M. S. (2018). Apraxia de fala na infância: para além das questões fonéticas e fonológicas. Distúrbios Da Comunicação, 30(3), 475–489. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-475-489

Edição

Seção

Artigos