Visão de professores e equipe de saúde sobre a atuação da Fonoaudiologia na educação infantil

Autores

  • Thais Fernanda Oliveira Rolim de Moura Unicamp
  • Irani Rodrigues Maldonade Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-440-453

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação infantil, Saúde escolar

Resumo

Objetivo: o presente estudo buscou refletir sobre a visão de professores e profissionais da saúde, que trabalham em equipe multidisciplinar na escola, acerca da atuação fonoaudiológica na Educação Infantil, bem como suas percepções sobre a relação entre saúde e educação. Métodos: Os dados foram colhidos por meio da aplicação de um questionário semiestruturado e autoaplicável em doze professores da Educação Infantil que atuam em uma escola privada, na cidade de Campinas e em quinze profissionais da área da saúde, tais como: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Nutrição, Psicologia e Fonoaudiologia, todos participantes de um programa de Saúde que atua em ambiente escolar, na Educação Infantil. O estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva e de corte transversal. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo. Resultados: Pôde-se observar que tanto as professoras quanto as profissionais da saúde têm o conhecimento de áreas de atuação da Fonoaudiologia. Relataram que a atuação fonoaudiológica na escola é importante por auxiliar em condutas com as crianças e por atuar junto aos professores. As professoras souberam relatar as relações entre os conhecimentos das áreas da saúde e as profissionais da saúde mostraram que o diferencial do fonoaudiólogo na equipe se faz por ele contribuir com conhecimentos da própria área. A relação entre Saúde e Educação foi considerada pelas participantes como importante, citando correlações entre ambas. Conclusão: a atuação fonoaudiológica na escola é importante e pode ser o caminho que permite uma relação mais estreita e eficaz entre Saúde e Educação.

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Moura, T. F. O. R. de, & Maldonade, I. R. (2018). Visão de professores e equipe de saúde sobre a atuação da Fonoaudiologia na educação infantil. Distúrbios Da Comunicação, 30(3), 440–453. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-440-453

Edição

Seção

Artigos