Implementação de um Programa de Educação Ambiental para prevenção e controle da poluição sonora em uma escola de ensino fundamental da cidade de São Paulo

Autores

  • Fernanda Cristina Reis Merli Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Teresa Maria Momensohn Santos Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo PUCSP
  • Ruth Ramalho Ruivo Palladino Pontificia Universidade Católica de São Paulo PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p22-32

Palavras-chave:

Audição, Ruído, Aprendizagem

Resumo

Introdução: O ruído tem feito parte do cotidiano dos grandes centros urbanos e pode causar efeitos negativos sobre a população em geral. Estudos têm evidenciado esses efeitos que começam a ser muito significativos, em especial na vida das crianças em fase escolar. Esses efeitos têm modificado não só a audição dessas crianças, mas a aprendizagem em geral. Objetivo: Implementar um programa de educação ambiental, visando o controle da poluição sonora em um ambiente escolar Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo realizado por meio de uma pesquisa de intervenção. Casuística: 11 classes de 25 alunos cada, da 4a série do EF. Procedimentos: aplicação com as crianças, de 5 atividades interativas educativas. Resultados: As atividades educativas desenvolvidas permitiram que as crianças percebessem o excesso de ruídos que circulam no ambiente, a necessidade de controlá-los e os meios para fazê-lo. Tais ações educativas apontaram a importância de se proteger deste tipo de poluição, obtendo, por consequência, saúde auditiva. Discussão: Há grande necessidade de implementação deste assunto no ambiente escolar, pois vários estudos reconhecem o problema, mas ainda existem poucas propostas de solução. Seria mais efetiva uma inclusão destes métodos no currículo escolar, e uma orientação para profissionais que atuam nesses ambientes. Conclusão: O Programa Educativo aplicado, visando o esclarecimento acerca das consequências danosas da poluição sonora, bem como a elaboração de soluções possíveis e eficazes, foi efetivo. Sugere-se a criação de outros programas e a sua implementação no cotidiano escolar, ligado a uma política de eficácia na aprendizagem e uma maior concientização popular do problema exposto.

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Biografia do Autor

Fernanda Cristina Reis Merli Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em  Fonoaudiologia. Atende em consultório crianças com atraso no desenvolvimento, autismo e demais acometimentos.

Teresa Maria Momensohn Santos, Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo PUCSP

possui mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Atualmente é diretor clínico e de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da Audição Momensohn Santos e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, membro da Academia Brasileira de Audiologia, da Academia Americana de Audiologia e da Sociedade Internacional de Audiologia; autora dos Livros "A Prática da Audiologia"; "Audiologia Infantil"; Aplicação do mascaramento em audiologia". As pesquisas que orienta estão voltadas para as seguintes questões: triagem e diagnóstico dos transtornos auditivos periféricos ou centrais em crianças, adolescentes, adultos ou idosos; saúde auditiva da criança e do adolescente frente a hábitos auditivos negativos, exposição a equipamentos sonoros pessoais; poluição sonora no ambiente de aprendizagem; o efeito do ruído sobre o reconhecimento de fala do estudante na sala de aula e sobre a habilidade de leitura

Ruth Ramalho Ruivo Palladino, Pontificia Universidade Católica de São Paulo PUCSP

Possui graduação em Fonoaudiologia, mestrado em Lingüística Aplicada aos Estudos da Linguagem e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-doutora do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde ( Fachs) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do curso de graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia. Vice-coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia - Membro da Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU - da Pucsp. - . Tem experiência na área de Diagnóstico e Terapia dos Transtornos da Linguagem na infância, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, alimentação, desenvolvimento, clínica e subjetividade.

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Martins, F. C. R. M., Momensohn Santos, T. M., & Palladino, R. R. R. (2019). Implementação de um Programa de Educação Ambiental para prevenção e controle da poluição sonora em uma escola de ensino fundamental da cidade de São Paulo. Distúrbios Da Comunicação, 31(1), 22–32. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p22-32

Edição

Seção

Artigos