Implementação de um Programa de Educação Ambiental para prevenção e controle da poluição sonora em uma escola de ensino fundamental da cidade de São Paulo

Fernanda Cristina Reis Merli Martins, Teresa Maria Momensohn Santos, Ruth Ramalho Ruivo Palladino

Resumo


Introdução: O ruído tem feito parte do cotidiano dos grandes centros urbanos e pode causar efeitos negativos sobre a população em geral. Estudos têm evidenciado esses efeitos que começam a ser muito significativos, em especial na vida das crianças em fase escolar. Esses efeitos têm modificado não só a audição dessas crianças, mas a aprendizagem em geral. Objetivo: Implementar um programa de educação ambiental, visando o controle da poluição sonora em um ambiente escolar Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo realizado por meio de uma pesquisa de intervenção. Casuística: 11 classes de 25 alunos cada, da 4a série do EF. Procedimentos: aplicação com as crianças, de 5 atividades interativas educativas. Resultados: As atividades educativas desenvolvidas permitiram que as crianças percebessem o excesso de ruídos que circulam no ambiente, a necessidade de controlá-los e os meios para fazê-lo. Tais ações educativas apontaram a importância de se proteger deste tipo de poluição, obtendo, por consequência, saúde auditiva. Discussão: Há grande necessidade de implementação deste assunto no ambiente escolar, pois vários estudos reconhecem o problema, mas ainda existem poucas propostas de solução. Seria mais efetiva uma inclusão destes métodos no currículo escolar, e uma orientação para profissionais que atuam nesses ambientes. Conclusão: O Programa Educativo aplicado, visando o esclarecimento acerca das consequências danosas da poluição sonora, bem como a elaboração de soluções possíveis e eficazes, foi efetivo. Sugere-se a criação de outros programas e a sua implementação no cotidiano escolar, ligado a uma política de eficácia na aprendizagem e uma maior concientização popular do problema exposto.


Palavras-chave


Audição; Ruído; Aprendizagem

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p22-32

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.