Comparação entre avaliações de linguagem na infância e sua relação com risco psíquico

Autores

  • Camila Gomes Nazario Universidade Federal de Santa Maria
  • Inae Costa Rechia Universidade Federal de Santa Maria
  • Isabela de Moraes Fattore Universidade Federal de Santa Maria
  • Sabrina Felin Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p104-118

Palavras-chave:

Linguagem Infantil, Avaliação, Sintomas psíquicos

Resumo

Objetivo: Comparar os resultados das avaliações de linguagem obtidas por protocolos centrados nas habilidades das crianças com os resultados de uma análise enunciativa em casos de atraso de linguagem, relacionando-os ao psiquismo. Método: Estudo de caso longitudinal, qualitativo, com três crianças de 24 meses. Elas foram avaliadas em suas habilidades linguísticas por meio dos protocolos DENVER II e BAYLEY III. A avaliação enunciativa foi realizada por meio da análise dos vídeos das interações entre as mães e os bebês a partir dos quais foram identificados os mecanismos e estratégias enunciativas. O risco psíquico foi avaliado por meio dos Indicadores Clínicos de Referência ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) e Sinais PREAUT e comparado aos resultados do MCHAT. Resultados: As avaliações de linguagem demonstraram que o teste Bayley III é mais sensível ao atraso no domínio gramatical do que o Denver II. As análises enunciativas demonstraram a limitação nos mecanismos enunciativos no caso de risco psíquico mais grave, mas também as potencialidades linguísticas das crianças. Conclusão: A comparação permitiu identificar a diferença entre testes padronizados e a avaliação enunciativa, pois a limitação em mecanismos enunciativos e em alguns itens relacionados ao endereçamento da fala ao outro no teste Bayley III permitiu identificar as limitações de linguagem relacionadas com as alterações na intersubjetividade.

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Biografia do Autor

Camila Gomes Nazario, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Fonoaudioloia -UFSM (RS)

Inae Costa Rechia, Universidade Federal de Santa Maria

Pós Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM.

Isabela de Moraes Fattore, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Distúrbio da Comunicação Humana pela UFSM

Sabrina Felin Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM

Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Pós Doutorado em letras pela UFRGS.

Professora adjunta do curso de Fonoaudiologia da UFSM.

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Nazario, C. G., Rechia, I. C., Fattore, I. de M., Nunes, S. F., & Souza, A. P. R. de. (2019). Comparação entre avaliações de linguagem na infância e sua relação com risco psíquico. Distúrbios Da Comunicação, 31(1), 104–118. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p104-118

Edição

Seção

Artigos