Tempo de amamentação e sinais de respiração oral em crianças com mau desempenho escolar

Autores

  • Bárbara Antunes Rezende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrícia de Fátima Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Stela Maris Aguiar Lemos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriane Mesquita de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p69-76

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Respiração bucal, Baixo rendimento escolar, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: A amamentação é fator de proteção para doenças respiratórias, além de contribuir para o desenvolvimento intelectual das crianças. Objetivo: Analisar a relação do tempo de amamentação com sinais de respiração oral em crianças com mau desempenho escolar. Métodos: Estudo transversal, realizado com 82 crianças de 7 a 12 anos de idade, com mau desempenho escolar, recrutadas nas escolas públicas de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os pais responderam a um questionário contendo os seguintes temas: tempo de amamentação em meses, sexo da criança, escolaridade materna e sinais de respiração oral. Para a análise estatística foi empregado o teste Qui-quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher, considerando o nível de significância de 5%. Resultados: Do total das crianças estudadas, 61 (74%) receberam amamentação por mais de seis meses, 60 (73%) eram do sexo masculino, 47 (56%) das mães eram analfabetas ou tinham o ensino fundamental incompleto. Os sinais de respiração oral estavam presentes em 57 (70%) dos escolares. Houve associação entre o tempo de amamentação e o relato de queixas de obstrução nasal esporadicamente, dificuldade ou demora ao engolir o alimento e dormir de boca aberta. Conclusão: As crianças que foram amamentadas por tempo inferior a seis meses apresentaram maior número combinado de sinais de respiração oral. Houve associação estatisticamente significante entre os sinais de respiração oral e o tempo de amamentação. O rastreamento de crianças que precisam ser encaminhadas para avaliação multiprofissional do modo respiratório pode ser realizado por meio das informações sobre tempo de amamentação e sinais de respiração oral combinados.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

Rezende, B. A., Coelho, P. de F., Lemos, S. M. A., & Medeiros, A. M. de. (2019). Tempo de amamentação e sinais de respiração oral em crianças com mau desempenho escolar. Distúrbios Da Comunicação, 31(1), 69–76. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p69-76

Edição

Seção

Artigos