Relação entre avaliação vocal, acústica e qualidade de vida em voz de mulheres com diferentes graus de Edema de Reinke

Juliana Benthien Cavichiolo, Paula Andressa Gnatkowski, Ana Paula Dassie-Leite, Eliane Cristina Pereira, Evaldo Macedo Filho, Guilherme Catani, Elmar Allen Fugmann

Resumo


Introdução: O Edema de Reinke caracteriza-se por um processo inflamatório crônico que acomete a camada superficial da lâmina própria da prega vocal. Atualmente, sua etiologia é atribuída ao tabagismo associado ao abuso vocal. Objetivo: Relacionar os dados das avaliações vocal, acústica e de qualidade de vida em voz com o grau do Edema de Reinke em mulheres. Método: Estudo observacional, analítico, transversal e prospectivo. Participaram 22 mulheres, com idades entre 45 e 78 anos (média 58,3), que foram submetidas à avaliação laringológica para observação das variáveis referentes ao grau do edema e a associação com outras lesões e/ou alterações laríngeas; avaliação perceptivo-auditiva da voz; análise acústica da voz; e auto avaliação vocal por meio do protocolo Qualidade de Vida em Voz (QVV). Os exames laringoscópicos e as amostras vocais foram analisados por juízes especialistas. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente pelo teste de Mann-Whitney. Os sujeitos foram agrupados em dois grupos: Grupo 1 (G1) (edema grau 1) e Grupo 2 (G2) (edemas graus 2 e 3). Resultados: O G2 apresentou piores resultados do que o G1 quanto ao maior número de sintomas vocais; maior grau de desvio vocal na avaliação perceptivo-auditiva; resultados mais alterados nas medidas acústicas jitter, shimmer e proporção GNE; valores mais baixos em todos os domínios do QVV, indicando pior qualidade de vida. Conclusões: As características laringológicas referentes à progressão do Edema de Reinke estão diretamente relacionadas à piora dos parâmetros perceptivo-auditivos e acústicos da voz e a um maior impacto negativo da disfonia na qualidade de vida.


Palavras-chave


Edema laríngeo; Voz; Distúrbios da voz; Fumar; Qualidade de vida

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p147-159

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.