Adolescência e surdez: vivências e expectativas de mães ouvintes e de filhos surdos

Jaqueline Jerseli Campache, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Maria de Fátima Campos Françozo

Resumo


Introdução: A fase da adolescência é um marco na vida do indivíduo, pois é o momento em que muitas mudanças ocorrem. Nesta fase acontecem as transformações físicas tais como o desenvolvimento dos caracteres sexuais, modificações corpóreas e de estatura e transformações psicológicas, dentre outros. Surgem fatores e questões que repercutem no adolescente e na sua família, além da busca pela identidade e a maturidade e o final dessa fase é uma época em que várias decisões começam a ser tomadas para a vida futura. Objetivo: Compreender as vivências de mães ouvintes e de filhos surdos na adolescência, assim como as mudanças enfrentadas pela família nesta fase. Método: Para coletar os dados da pesquisa, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, que foi aplicado com 5 mães e 5 filhos adolescentes surdos que frequentam uma instituição pública de reabilitação. Resultado: Os resultados mostraram que o adolescente surdo tem comportamentos semelhantes a adolescentes ouvintes, de busca da afirmação de identidade, enfatizando, no entanto, a identidade surda. As mães referiram mudanças de interesses e comportamentos nos filhos e ressaltaram a preocupação com o futuro deles, destacando-se a profissão de intérprete de LIBRAS como possibilidade de escolha, principalmente pela habilidade comunicativa dos adolescentes. Estes, porém, apresentaram escolhas diferentes em relação ao futuro profissional. Em termos da comunicação, os adolescentes mencionaram facilidade em inserir a LIBRAS na vida cotidiana, diferindo das mães, que relataram dificuldades em razão das constantes variações da língua. Conclusão: Os adolescentes parecem ter uma boa adaptação em relação à surdez, à convivência familiar e social.


Palavras-chave


Adolescente; Surdez; Mães; Escolha da Profissão

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DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p297-307

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