O efeito da duração da consoante na formação dos potenciais evocados auditivos corticais de fala

Autores

  • Ysa Karen dos Santos Macambira Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
  • Denise Costa Menezes Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
  • Ana Claudia Figueiredo Frizzo Professora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Marília.
  • Pedro de Lemos Menezes Professor Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.
  • Karina Paes Advíncula Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Resumo

Yaralı M, Yağcıoğlu S. Effect of Consonant Duration on Formation of Consonant-Vowel Syllable Evoked Auditory Cortical Potentials. J Int Adv Otol 2018; 14(1): 39-43.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ysa Karen dos Santos Macambira, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2013), outorgada com láurea acadêmica. Cursou Residência em Audiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL (2016). Especialista em Audiologia com título concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2017). Atualmente é mestranda em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 

Denise Costa Menezes, Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Professora e pesquisadora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1993), Mestrado em Audiologia pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC-CH/ EUA, 1999) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Pós-Doutorado em Audiologia na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, EUA. Seu principal foco de interesse atualmente é o desenvolvimento e envelhecimento da audição.

Ana Claudia Figueiredo Frizzo, Professora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Marília.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Franca (1998), mestrado e doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP (2004 e 2010). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" . Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Marília. Coordenadora do Laboratório de Avaliação Objetiva da Audição do CEES da UNESP-Marilia Área de pesquisa: audiologia; avaliação objetiva; potenciais evocados auditivos.

Pedro de Lemos Menezes, Professor Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1998), mestrado em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Ocupou os cargos de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Pró-reitor de Desenvolvimento humano, Coordenador da Graduação, Coordenador da Iniciação Científica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Vice-presidente da Academia Brasileira de Audiologia. Atualmente é Professor Titular da UNCISAL, Bolsista de Produtividade do CNPq, Vice Coordenador do programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), Professor permanente do Programa de Mestrado profissional Pesquisa em Saúde do CESMAC, Professor permanente do Mestrado profissional de ensino na saúde e tecnologia e tem experiência na área de Pesquisa, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico auditivo, desenvolvimento de equipamentos e Pesquisa Clínica em Audiologia.

Karina Paes Advíncula, Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1996), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2004), doutorado em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Foi audiologista da empresa ESCUTE BRASIL, foi funcionária pública estadual atuando como Fonoaudióloga do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) da Universidade de Pernambuco (UPE) . Coordenou os cursos de Especialização em Audiologia da Faculdade Integrada do Recife e Especialização em Fonoaudiologia na Saúde Pública da FOP-UPE. É professora Adjunta do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente permanente do Mestrado em Perícias Forenses da Universidade de Pernambuco (UPE) e Saúde da Comunicação Humana (UFPE).Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audiologia, monitoramento audiológico, saúde auditiva, processamento auditivo e eletrofisiologia.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Macambira, Y. K. dos S., Menezes, D. C., Frizzo, A. C. F., Menezes, P. de L., & Advíncula, K. P. (2019). O efeito da duração da consoante na formação dos potenciais evocados auditivos corticais de fala. Distúrbios Da Comunicação, 31(2), 362–364. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/39482

Edição

Seção

Resenhas