Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro: um estudo populacional

Autores

  • Maristela Cavalheiro Tamborindeguy França Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, Brasil
  • Milene Urrutia de Azevedo Prefeitura de Vicente Dutra
  • Marcio Pezzini França Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Odontologia Preventiva e Social
  • Liane Esteves Daudt Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
  • Rudimar dos Santos Riesgo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p549-556

Palavras-chave:

Iron deficiency, Child language, Preschool Children.

Resumo

Introdução – Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a aquisição fonológica e sua relação com dados demográficos e a deficiência de ferro em pré-escolares da cidade de Vicente Dutra-RS. Método – Foi realizado estudo transversal, utilizando dados de hemograma (hemoglobina, ferritina e saturação transferrina) e dados sobre a aquisição da linguagem oral e da escrita numa população de 51 crianças (26 meninas, 51%), com 5,3±0,3 anos de idade. Resultados – Não foi encontrada associação da deficiência de ferro com aquisição da linguagem oral e escrita. Contudo, foi observada associação entre as variáveis aquisição fonológica e hipótese de escrita (valor sonoro), p=0,006, e aquisição fonológica e desvios fonéticos (p=0,012). Conclusões – Os dados encontrados nesta pesquisa transversal não sugerem relação entre linguagem e deficiência de ferro; contudo, amostras maiores em estudos longitudinais seriam interessantes para melhor compreensão dos achados.

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Biografia do Autor

Maristela Cavalheiro Tamborindeguy França, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, Brasil

Fonoaudióloga, Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente.

Milene Urrutia de Azevedo, Prefeitura de Vicente Dutra

Nutricionista, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente

Marcio Pezzini França, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Odontologia Preventiva e Social

Fonoaudiólogo, Doutor em Pediatria, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Liane Esteves Daudt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente

Hematologista, Doutora, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rudimar dos Santos Riesgo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente

Neuropediatra, Doutora, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2020-01-20

Como Citar

França, M. C. T., Azevedo, M. U. de, França, M. P., Daudt, L. E., & Riesgo, R. dos S. (2020). Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro: um estudo populacional. Distúrbios Da Comunicação, 31(4), 549–556. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p549-556

Edição

Seção

Artigos