Influência de fatores maternos no desempenho da amamentação

Autores

  • Jéssica Caroline de Jesus Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Yasmin Vieira Teixeira Alves Universidade Federal de Sergipe
  • Ikaro Daniel de Carvalho Barreto Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife - Pernambuco, Brasil.
  • Cristina Ide Fujinaga Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO
  • Andréa Monteiro Correia Medeiros Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p575-584

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Aleitamento Materno, Saúde Materna, Saúde da criança, Recém-Nascido

Resumo

Objetivo: Investigar a relação entre os aspectos maternos (idade, escolaridade, tipo de parto e experiências anteriores com amamentação) e o desempenho da díade mãe-recém-nascido (RN) na amamentação, em uma maternidade pública. Métodos: Estudo diagnóstico analítico, realizado de novembro de 2016 a março de 2017, com 50 díades mães-RN, mediante aplicação do “Protocolo de Avaliação da Mamada”, proposto pela UNICEF. Os dados coletados foram tabulados e descritos por meio de frequências simples e percentuais. Para avaliar associação entre variáveis foi utilizado o teste Exato de Fisher, com nível de significância de 5%. Resultados: Na situação da amamentação, houve diferenças significativas entre idade materna e estado comportamental do RN; e experiências maternas anteriores com amamentação e o encerramento da mamada. Conclusão: A idade materna e as experiências anteriores com a amamentação são fatores que influenciaram o desempenho da mamada nesta população. A avaliação do desempenho da díade na amamentação permite a identificação de dificuldades, o que pode contribuir para o delineamento de condutas pelos profissionais de saúde, considerando as singularidades de cada díade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Monteiro Correia Medeiros, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Fonoaudiologia pela PUC-SP (1991), mestrado em Educação (Distúrbios da Comunicação) pela PUC-SP (1995) e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela USP (2002). Especialista em Motricidade Orofacial. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe; docente e pesquisadora do Doutorado Interinstitucional em Ciências da Saúde da UFS (DINTER). Coordenadora do Comitê de Motricidade Orofacial - Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Bolsista de Pós Doutorado Senior - CNPq.

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Santos, J. C. de J., Alves, Y. V. T., Barreto, I. D. de C., Fujinaga, C. I., & Medeiros, A. M. C. (2020). Influência de fatores maternos no desempenho da amamentação. Distúrbios Da Comunicação, 31(4), 575–584. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p575-584

Edição

Seção

Artigos