Atuação fonoaudiológica na pré-escola: uma ação de promoção à saúde da criança

Autores

  • Anicy Bainha Back Acadêmica do curso de Graduação em Fonoaudiologia
  • Helena Ferro Blasi Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Haas Universidade Federal de Santa CAtarina https://orcid.org/0000-0001-9797-7755
  • Karina Mary Paiva Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p664-671

Palavras-chave:

Desenvolvimento da linguagem, Promoção da saúde, Linguagem Infantil

Resumo

Introdução: A atuação fonoaudiológica no acompanhamento pré-escolar constitui-se também em uma ação de promoção de saúde. O desenvolvimento e evolução da criança no aprendizado estão atrelados também à consciência e situações fundamentais para o progresso da comunicação e da linguagem. Objetivos: verificar o desenvolvimento das habilidades da linguagem oral, tais como o aumento de vocabulário, memória verbal e consciência fonológica em crianças pré-escolares. Métodos: Estudo experimental com realização de um programa de intervenção de linguagem oral e uso de grupo controle. Foram realizadas avaliações da linguagem oral antes e após a intervenção em todos os grupos, por meio da aplicação do Protocolo de Observação Comportamental – PROC. O PROC gera um escore total de 200 pontos distribuídos entre as habilidades de comunicação, compreensão e desenvolvimento cognitivo. Para a estimulação, realizaram-se atividades lúdicas para a ampliação do vocabulário e para estimulação do desenvolvimento da consciência fonológica. A intervenção aconteceu em grupo no período de nove semanas. Resultados: Observou-se um aumento estatisticamente significativo da pontuação no segundo período de aplicação do PROC, em relação à primeira aplicação (p<0,001), o que representa uma importante ferramenta de promoção da saúde da criança, pois a maior pontuação não se explica apenas pelo aumento da idade, o que nos leva a inferir sobre a importância da intervenção realizada. Conclusão: A inserção de práticas de estimulação de linguagem oral no âmbito escolar se configura em uma ação de promoção da saúde e deve ser incentivada no planejamento pedagógico do pré-escolar.

  

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Biografia do Autor

Anicy Bainha Back, Acadêmica do curso de Graduação em Fonoaudiologia

  

Helena Ferro Blasi, Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina

  

Patrícia Haas, Universidade Federal de Santa CAtarina

  

Karina Mary Paiva, Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina

  

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Back, A. B., Blasi, H. F., Haas, P., & Paiva, K. M. (2020). Atuação fonoaudiológica na pré-escola: uma ação de promoção à saúde da criança. Distúrbios Da Comunicação, 31(4), 664–671. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p664-671

Edição

Seção

Artigos