Intervenção fonoaudiológica precoce no desenvolvimento da linguagem no Transtorno do Espectro Autista: percepção dos pais

Autores

  • Juliana Camara Bastos Universidade do Vale do Itajaí - Univali Professora Fonoaudióloga do curso de fonoaudiologia da Univali.
  • Jessica Vechani Alves Neto Universidade do Vale do Itajaí - Univali Acadêmica do curso de fonoaudiologia
  • Patricia Pereira Simão Breve Universidade do Vale do Itajaí - Univali Acadêmica do curso de fonoaudiologia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p14-25

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Linguagem, Transtorno Autístico

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista - TEA se manifesta por alterações de comportamento, socialização e linguagem. Diante desta sintomatologia, uma das áreas que se destaca na intervenção destes quadros é a Fonoaudiologia, sendo que a intervenção precoce vem demostrando melhores resultados nestes quadros. Objetivo: Caracterizar a percepção dos pais quanto aos resultados da intervenção fonoaudiológica precoce no desenvolvimento da linguagem da criança com TEA. Método: Entrevista semiestruturada com dez pais de crianças diagnosticadas com TEA, que iniciaram a intervenção fonoaudiológica precocemente, entre dois e três anos de idade, e que no ano da coleta de dados receberiam atendimento no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual localizado na UNIVALI. Resultados: A maioria dos pais relataram desenvolvimento nos aspectos de linguagem receptiva, comunicação verbal e não verbal, comportamento e socialização. Na maioria das categorias observou-se uma variabilidade nas evoluções descritas. Verificou-se o reconhecimento da equipe multidisciplinar nos relatos dos pais. Conclusão: A intervenção fonoaudiológica precoce nos indivíduos com TEA apresenta resultados positivos no que se refere aos aspectos de linguagem receptiva, linguagem expressiva, comportamento e socialização. A atuação da equipe multidisciplinar apareceu como um achado importante e bastante significativo nas falas dos pais.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Camara Bastos, Universidade do Vale do Itajaí - Univali Professora Fonoaudióloga do curso de fonoaudiologia da Univali.

  

Jessica Vechani Alves Neto, Universidade do Vale do Itajaí - Univali Acadêmica do curso de fonoaudiologia

  

Patricia Pereira Simão Breve, Universidade do Vale do Itajaí - Univali Acadêmica do curso de fonoaudiologia

  

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Bastos, J. C., Alves Neto, J. V., & Breve, P. P. S. (2020). Intervenção fonoaudiológica precoce no desenvolvimento da linguagem no Transtorno do Espectro Autista: percepção dos pais. Distúrbios Da Comunicação, 32(1), 14–25. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p14-25

Edição

Seção

Artigos