Evolução da leitura e estrutura narrativa no reconto em escolares do segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental I

Autores

  • Nicole Inêz Galvão Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Ariana de Assis Souza Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Edlaine Souza Pereira Universidade de Brasília
  • Letícia Correa Celeste Universidade de Brasília
  • Luciana Mendonça Alves Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-6403-4117

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p651-663

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão, Cognição, Estudantes

Resumo

A compreensão configura um processo refinado, no qual as menores unidades de um texto são progressivamente integradas entre si e com o conhecimento do leitor. É possível verificar essa habilidade por meio do reconto. Este trabalho teve como objetivo realizar estudo da leitura e estruturas narrativas no reconto de escolares do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I. Foi realizada a gravação de leitura e reconto de texto narrativo, em voz alta, de 101 alunos do 2º e 3° anos de escolas pública e particular, seguida de aplicação de questionário de interpretação, contendo 10 questões de múltipla escolha, tendo apenas uma resposta correta para cada questão. Os dados coletados foram analisados segundo o Modelo de Compreensão de Texto de Estrutura Causal, foram realizadas análises descritivas, de associação e de correlação dos dados. A análise permitiu verificar que há associação com significância estatística entre: categorias do reconto e ano escolar; inferência com ano escolar e categorias do reconto; Interferência com categorias do reconto; reconstrução com sexo. As questões corretas não diferiram entre os anos, bem como o desempenho nas questões de inferências não diferiu para questões literais. Não houve classificação na melhor categoria de reconto. Foi possível verificar que há uma evolução entre segundo e terceiro anos em relação à narrativa do reconto, no que diz respeito a inferências, número de cláusulas no reconto, e acurácia. Os achados colaboram para técnicas mais assertivas nas habilidades avaliadas, reconhecimento de quando podem estar defasadas e identificação de métodos de aprendizagem mais adequados.

 

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Biografia do Autor

Nicole Inêz Galvão, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Departamento de Fonoaudiologia

Acadêmica

 

Ariana de Assis Souza, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Departamento de Fonoaudiologia

Acadêmica

 

Edlaine Souza Pereira, Universidade de Brasília

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

Acadêmica de Mestrado

 

Letícia Correa Celeste, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação

Professor Adjunto

 

Luciana Mendonça Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto

 

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Galvão, N. I., Souza, A. de A., Pereira, E. S., Celeste, L. C., & Alves, L. M. (2020). Evolução da leitura e estrutura narrativa no reconto em escolares do segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental I. Distúrbios Da Comunicação, 31(4), 651–663. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p651-663

Edição

Seção

Artigos