Utilização do Potencial Auditivo de Estado Estável em lactentes com baixo risco para perda auditiva

Autores

  • Maria de Lourdes Regina Gomes Dolphine Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cecilia Marconi Pinheiro Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Francisca Colella-Santos Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-7456-9502

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e60822

Palavras-chave:

Potenciais evocados auditivos do tronco encefálico, Triagem neonatal, Diagnóstico precoce, Perda auditiva

Resumo

Introdução: Com base na necessidade do diagnóstico audiológico e da intervenção precoce na vida de uma criança com perda auditiva, faz-se necessário a elaboração de protocolos de avaliação auditiva que forneçam o maior número de informações. Objetivo: Analisar um programa de saúde auditiva infantil com relação à adesão à triagem auditiva e procedimentos de diagnóstico. Metodologia: Pesquisa de caráter transversal com análise quantitativa. Realizado em três etapas: 1ª etapa: triagem auditiva de neonatos de alojamento conjunto; 2ª etapa: reteste das falhas; 3ª etapa: diagnóstico audiológico dos lactentes que falharam nas etapas anteriores com a utilização do Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (PEAEE) em conjunto com o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE). Resultados: Em 2019, 1.898 neonatos foram triados e destes, 287 (15.2%) falharam na primeira testagem em pelo menos uma orelha. Um total de 197 (10.3%) foram retestados e 14 (0,73%) falharam em pelo menos uma orelha. Dez (0,52%) neonatos retornaram para diagnóstico compondo uma amostra homogênea de neonatos nascidos a termo. Um neonato apresentou perda auditiva unilateral. O tempo necessário para coleta de dados no PEAEE foi de 20 minutos. Conclusão: O PEAEE pode ser considerado uma alternativa a ser utilizado na bateria de testes na avaliação audiológica infantil, juntamente com outros procedimentos, utilizando-se do princípio de verificação cruzada e adicionando uma informação valiosa, especialmente com relação às baixas frequências.

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Biografia do Autor

Maria Cecilia Marconi Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestrado em Special Education - University of Southern California (1984) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Docente da Universidade Estadual de Campinas. Membro da comissão de avaliadores de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Institucionais , INEP, Ministério da Educação, desde 2008. Coordenadora dos Cursos de Aprimoramento e de Especialização da FCM/Unicamp, Programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com administração da Fundap, de 2010-2014. Membro do Comitê Gestor para o acompanhamento do Plano Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, Ministério da Saúde, desde 2011. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, 2015-2017. Atuação assistencial, no atendimento a crianças e adolescentes surdos e em triem auditiva neonatal no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof Dr Gabriel Porto/FCM/Unicamp. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, fonoaudiologia, audição, aquisição de linguagem e crianças, triagem auditiva.

Maria Francisca Colella-Santos, Universidade Estadual de Campinas

Audiologyst, PhD in Human Communication Disorders (UNIFESP/Sao Paulo/Brazil) , Professor and Head at the Department of Development Human and Rehabilitation, Faculty of Medical Sciences, State University of Campinas (FCM/UNICAMP), Brazil

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Dolphine, M. de L. R. G., Lima, M. C. M. P., & Colella-Santos, M. F. (2023). Utilização do Potencial Auditivo de Estado Estável em lactentes com baixo risco para perda auditiva. Distúrbios Da Comunicação, 35(3), e60822. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i3e60822

Edição

Seção

Artigos