Compreensão de textos escritos: um estudo com adolescentes surdos

Denise Costa Menezes, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante

Resumo


Tema: Surdez e Leitura. Objetivo: Estudar a compreensão textual construída por surdos, após a leitura de dois gêneros textuais distintos: (1) um conto e (2) uma notícia jornalística. Método: Participaram deste estudo 32 surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), integrantes do ensino fundamental. A compreensão do conteúdo global foi analisada através de títulos em Português atribuídos pelos participantes e a compreensão das principais idéias de cada texto, através de suas reproduções em LIBRAS. Resultados: A maioria dos estudantes demonstrou não identificar o conteúdo global e as principais idéias dos textos. Conclusão: Os resultados sugerem que os participantes encontram dificuldades na compreensão dos textos escritos.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.