A captura do movimento do discurso e a produção de sentidos: as entrevistas como dispositivo de análise na clínica fonoaudiológica

Rosana C. do N. Givigi, Flávia L. Alves

Resumo


Os discursos produzem a prática e, ao mesmo tempo, são produzidos com ela. Este artigo é um recorte de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe, curso de fonoaudiologia. Analisa como se constituem e se mantém as significações e sentidos atribuídos aos sujeitos com alterações significativas de linguagem, para tal são utilizados alguns discursos presentes na família sobre esses sujeitos. A linguagem será concebida como produto da articulação entre exterioridade social e singularidade psíquica. Discute o discurso em sua dimensão social e seu eco com as enunciações alheias. A pesquisa é orientada pela interlocução com os princípios histórico-culturais e com o pensamento de Bakhtin, que ressalta o papel ativo do outro, num processo sempre bilateral, num dispositivo que se chama dialogismo. Resgatam-se os caminhos tomados para a formação de um grupo de pais na clínica fonoaudiológica e analisam-se as entrevistas iniciais como dispositivo para seleção desses pais. Considera-se que os discursos juntamente com as ações movimentam os sentidos e compõem novos cenários. Diferentes processos foram evidenciados, alguns com nítidos campos de aproximação, outros com distanciamentos, demarcando uma multiplicidade de formas de concretude. As mudanças de sentidos são efeitos de transformações nas práticas. Novas ações produzem novos sentidos e os discursos produzem a prática e, ao mesmo tempo, são produzidos com ela.

Palavras-chave


linguagem; relações familiares; produção de sentidos; análise do discurso

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.