Análise das pesquisas de Iniciação Científica da Fonoaudiologia da PUC-SP: resgatar o passado para melhor planejar o futuro

Léslie Piccolotto Ferreira, Natalia Fernandes Nunes da Costa, Renata Bindi Fornazieri, Luisa Barzaghi

Resumo


O objetivo foi analisar as pesquisas de iniciação científica, desenvolvidas ou em desenvolvimento, no Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP, no período compreendido entre 2000 a 2008. O levantamento contou com o auxílio da secretaria da Faculdade de Fonoaudiologia, que arquiva todos os dados referentes às mesmas. Os dados dos resumos foram registrados em planilha considerando: título da pesquisa; ano; temática; faixa etária dos sujeitos envolvidos; tipo de atuação fonoaudiológica; local da ação fonoaudiológica; órgão financiador da pesquisa e número de alunos envolvidos na pesquisa. Foram encontradas 131 iniciações científicas. Desse total, o ano de 2003 registrou maior número de trabalhos desenvolvidos (19,8%); a audição foi temática pesquisada em metade das pesquisas (50,4%); e a faixa etária, que compreende a infância e a adolescência, foi a mais estudada (27,5%). Com relação ao tipo de atuação fonoaudiológica, em torno da metade preocupou-se com avaliação/diagnóstico (54,2%), e quanto ao local a clínica/instituição foi a priorizada (19,8%). Os bolsistas, geralmente em dupla (56,5%) foram financiados pela Comissão de Ensino e Pesquisa da PUC-SP (49,6%) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (50,4%). A pesquisa demonstrou o crescimento das produções científicas e a necessidade de melhor distribuição quanto às temáticas, à faixa etária e ao tipo de atuação fonoaudiológica investigada.

Palavras-chave


pesquisa; linguagem; voz; audição

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.