Análise de erros nas frases apresentadas na versão em português brasileiro do teste de identificação de sentenças dicóticas

Adriana N Andrade, Érika C. Bucuvic, Daniela Gil, Maria C. M. Iorio

Resumo


Introdução: O teste de identificação de sentenças dicóticas é um instrumento utilizado para avaliar a habilidade auditiva de figura-fundo para sons verbais. O compact disc com a versão em português brasileiro do teste DSI- Dicotic Sentences Indentification- apresenta seis faixas: calibração, treino, integração binaural, escuta direcionada à direita, escuta direcionada à esquerda e treinamento auditivo. Com a elaboração de um novo instrumento para a avaliação do processamento auditivo, esta pesquisa tem por objetivo estudar a incidência de erros nas frases apresentadas no teste DSI em português brasileiro segundo o gênero. Método: Participaram da pesquisa 200 indivíduos com audição normal, de ambos os gêneros, destros, na faixa etária entre 13 e 49 anos de idade. Todos os sujeitos foram submetidos ao teste DSI aplicado a 50 dBNS, em quatro situações: treino, integração binaural, escuta direcionada direita e escuta direcionada esquerda. Para a análise dos resultados, realizou-se um estudo descritivo dos erros que aconteceram nos itens apresentados em cada etapa do teste segundo o gênero. Resultados: No treino, as maiores porcentagens de erros foram observadas nos itens três e cinco à esquerda e no item um à direita. Na etapa de integração binaural, houve concentração das porcentagens de erros nos itens três à esquerda e nove à direita. Para a etapa de escuta direcionada ocorreram no item sete na atenção dirigida à direita e no item um na escuta direcionada à esquerda. Conclusão: Na aplicação do teste DSI em português obteve-se que a maior incidência de erros ocorreu na frase “Que ignora o fim principal é ganhar”, independentemente da condição do teste e que não houve diferença entre os gêneros.

Palavras-chave


audição; testes de discriminação de fala; testes auditivos; percepção auditiva

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.