A tecnologia assistiva no contexto da escola regular: relatos dos cuidadores de alunos com deficiência física

Ana Cristina J. Alves, Thelma S. Matsukura

Resumo


A escolarização do deficiente físico tem sido discutida na literatura juntamente com as possibilidades do uso de recursos auxiliares a esse processo, como o uso de recursos de tecnologia assistiva. O uso de recursos de tecnologia assistiva no contexto escolar vem sendo indicado para favorecer a execução de tarefas, o acesso aos conteúdos pedagógicos e aos ambientes escolares auxiliando, conseqüentemente, a aprendizagem dos indivíduos com deficiência. Porém, poucos são os estudos que apontam as repercussões trazidas pelos recursos no processo de escolarização da criança com deficiência física. O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições, dificuldades e o cotidiano implicados no uso de recursos de tecnologia assistiva, no contexto da escolarização, no ensino regular do aluno com paralisia cerebral mais comprometido motoramente, a partir do ponto de vista do principal cuidador do aluno. Participaram deste estudo cinco cuidadores de alunos com paralisia cerebral que faziam uso de recurso de tecnologia assistiva na execução de tarefas de escrita e/ou comunicação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados evidenciaram que os recursos de tecnologia assistiva já estão inseridos na escola regular, e que os mesmos trouxeram contribuições ao processo de escolarização da criança com paralisia cerebral em classe comum, porém, estão sendo implementados sem sistematização, acompanhamentos e/ ou parcerias. O estudo apontou para a necessidade de considerar as diferentes opiniões e necessidades dos principais envolvidos no contexto em que o recurso de tecnologia está inserido.

Palavras-chave


tecnologia de assistência; paralisia cerebral; educação especial; relações profissional-família

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