Características clínicas, sociodemográficas e ocupacionais de professoras com disfonia

Iara B. Bassi, Ada A. Assunção, Ana Cristina C. Gama, Luana G. Gonçalves

Resumo


Objetivos: Apresentar características sociodemográficas, de saúde, de trabalho e vocais de professoras com disfonia da Escola Municipal. Métodos: Estudo descritivo das características das professoras com disfonia realizado entre agosto de 2008 e novembro de 2009. Foram coletados dados sobre características sociodemográficas, da organização do trabalho, ambiente de trabalho, hábitos vocais, saúde e avaliação vocal através de um formulário desenvolvido especificamente para a pesquisa. Resultados: A média de idade das participantes foi de 41,5 anos . Sobre a organização do trabalho, as professoras lecionaram, em média, por 14,6 anos, com uma média de 31,1 horas de aulas semanais. O intervalo entre as aulas na maior parte durou menos de 20 minutos (64,6%). O número médio de alunos em sala de aula foi 26,54. Quanto ao local de trabalho, 47,9% das professoras relataram barulho incômodo na sala de aula ou local de trabalho. A qualidade do ar na sala de aula ou local de trabalho foi classificada como incômoda por 27,2%. Sobre os hábitos vocais, 60,8% relataram “falar muito” diariamente e 11,9% relataram beber menos de 1 litro de água por dia. Quanto à avaliação vocal, 91% das professoras relataram sintomas vocais e laríngeos relacionados ao uso de voz e presença de lesão de prega vocal em 62,7%. Conclusões: O grupo de professoras é homogêneo em relação aos resultados e parece ser muito homogêneo em relação à exposição prévia a fatores de risco mencionados pelos estudos epidemiológicos.

Palavras-chave


condições de trabalho; disfonia; fatores de risco; docentes; voz

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